Como Celebrar a Quaresma

Como Celebrar a QuaresmaQuaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa, maior festa do Cristianismo. Ela se refere ao período de quarenta dias e quarenta noites que Jesus Cristo foi ao deserto e passou em jejum. Neste artigo ensinaremos o que é e como celebrar a Quaresma.

Esse período é uma preparação para a Páscoa, que começa após a quarta-feira de cinzas. Trata-se de um momento de reflexão na vida do cristão, uma conversão espiritual que fará com que ele fique mais próximo a Deus, crescendo espiritualmente. Neste período devemos refletir sobre a nossa vida, intensificando a nossa fé com o objetivo de nos tornarmos pessoas melhores, somente fazendo bem aos outros.

Na Quaresma o cristão deve realizar uma espécie de retiro espiritual, recolhendo-se em oração e penitência. Simbolicamente esse é um período de renascimento da fé cristão, até porque ela termina na Páscoa, que o renascimento de Jesus Cristo. Neste período o cristão deve praticar o jejum, esmola e a oração.

Esse período de 40 dias foi o tempo que Jesus passou no deserto antes de se dedicar a vida pública. Foi esse tempo que ele precisou para se preparar para a sua missão na Terra. Contam os Evangelhos que no deserto Jesus era conduzido pelo Espírito, o que quer significar que vivia em oração e recolhimento, discernindo a vontade de Deus para sua vida e como atuaria a partir de então. No tempo que passou no deserto Jesus teve uma profunda experiência de encontro com o Pai. E, tendo vivido intensamente esse encontro, foi tentado pelo diabo. As tentações que Jesus viveu são apresentadas como aquelas que também os cristãos precisam viver. É por isso então, que os cristãos realizam uma penitência de quarenta dias, chamada quaresma.

A Quaresma é um dos períodos mais importantes no calendário Cristão, que antecede o dia mais importante do cristianismo, que é a Páscoa. Agora você sabe do que se trata e como celebrá-la.