Como Celebrar a Páscoa

Como Celebrar a PáscoaA Páscoa mais celebrada é o feriado cristão, que tem como origem a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Segundo a Bíblia, Jesus passou por um calvário na Sexta Feira, quando é torturado até ser crucificado e morrer. No domingo ele ressuscita. Esses dois dias são chamados de Sexta-Feira da Paixão e Domingo de Páscoa. Neste artigo ensinaremos os costumes para você saber como celebrar a Páscoa.

A tradição cristã diz que não devemos comer carne vermelha no período da Quaresma, que são os 40 dias entre o Carnaval e a Páscoa. Hoje em dia essa tradição se perdeu um pouco, com a maioria das pessoas só não comendo carne na semana santa, ou seja, sexta, sábado e domingo. Prefira peixes nesse período.

No domingo de páscoa costuma-se fazer um grande almoço em família. O prato mais típico é o bacalhau, de preferência o do Porto, que é o de melhor qualidade. Faça uma boa bacalhoada, o Bacalhau Zé do Pipo, que é feito no formo com legumes cozidos. Outra tradição é a troca de ovos de chocolate no domingo. Se a sua família for muito grande, dê preferência para as crianças na hora de comprar os ovos. Entre os adultos uma boa ideia é fazer o chamado “amigo oculto”, para que cada pessoa dê somente 1 ovo e receba outro em troca. Também costuma-se ir a missa pela manhã, mas essa tradição persiste mais entre os mais velhos.

A Páscoa judaica também tem suas tradições. Costuma-se jejuar no dia anterior da páscoa. Na Páscoa em si, ao invés da janta, faz-se um almoço, onde também não pode ser servida carne vermelha e também qualquer alimento fermentado.

Esses são os principais costumes da Páscoa. Existem outros mais específicos, mas que não são seguidos pela maior parte da população. Com estas dicas você será capaz de passar pelo feriado sem cometer nenhuma gafe.