Como Calcular Potência de Um Expoente Negativo

Como Calcular Potência de Um Expoente NegativoCalma, calma, calma, não criemos pânico! Eu sei! Quando você pensou que tinha entendido essa história de cálculo de potência te aparecem com um expoente negativo só pra te fazer enlouquecer de vez, não é? Fique calmo, não existe nada de difícil no cálculo em questão, ele é basicamente igual ao cálculo normal com expoente positivo, só mudam algumas coisinhas, portanto preste atenção na nossa guia pois viemos ao seu socorro e vamos ensiná-lo a resolver esta questão num piscar de olhos. O Como Fazer te ensina agora a calcular potência de um expoente negativo.

  1. O que é potência? – Antes de mais nada vamos lembrar o que é potência. A potência é o resultado de uma operação chamada exponenciação ou potenciação, você lembra?
  2. Quais são os termos da potenciação? Só para lembrar também na potenciação temos 3² = 9, onde 3 é a base, 2 é o expoente e o 9 é a potência, certo? Pois bem, revisão feita! Vamos ao que interessa!
  3. Como calcular uma potência cujo expoente é um número negativo? – Para fazer este cálculo você precisa primeiro considerar que todo número inteiro pode ser escrito sob forma de fração. Ou seja: o número 3 pode muito bem ser escrito na forma 3/1, é a mesma coisa.

Para fazer o cálculo do número, você vai precisar inverter o número. Assim você tira o sinal de menos do expoente. Ou seja: 3 elevado a – 2 = (1²)/(3²). Ou seja: 3 elevado a -2 é igual a 1/9.

Depois de inverter o número da base você deve calcular a potência normalmente entre o expoente e o numerador e denominador da fração. Viu? É mais simples do que parece. Agora faça exercícios para fixar a ideia e qualquer dúvida nos procure. Bons estudos!