Como Calcular Período Fértil

Como Calcular Período FértilO maior medo das mulheres é não saber qual é o seu período fértil. Afinal, elas ficam mais receosas para o sexo, isso serve para quem não quer engravidar, é claro. Mas, para as mulheres que querem ter um filho, isto é primordial para que elas saibam, pois com certeza é o período mais propenso que elas terão para engravidar. Realmente calcular este período não é tão simples, mas aqui ensinaremos algumas dicas para que vocês façam suas contas e saibam os dias certos para que você fique por dentro do seu período fértil.

1. Primeiramente saiba o tamanho do seu ciclo menstrual. O ciclo menstrual não tem nada a ver com quantos dias você menstrua ou coisa parecida. Ele é o espaço de tempo que você tem entre o primeiro dia da sua menstruação até o dia anterior da sua próxima menstruação. Isso é essencial para que você saiba o seu período fértil, então fique ligada nisso e deixe marcado para que você não se esqueça posteriormente. Se o seu ciclo menstrual for muito desigual, faça uma média.

2. Sintomas do seu período fértil. Caso tenha dificuldades em saber contar o seu período fértil, existem alguns sinais que indicam que o seu período fértil está chegando ou já chegou. Por exemplo: que o seu corpo tenha mudanças de temperaturas, se caso você sinta dores pélvicas, e o aspecto da secreção que irá sair da sua vagina. Ela passará de um líquido com cara de clara de ovo e com elasticidade, para um líquido bem ralo e sem elasticidade.

3. Contagem de dias para o seu período fértil. Faça a contagem do primeiro dia até chegar o décimo quarto. Este décimo quarto dia será o de maior probabilidade que você terá para engravidar. Esse dia, claro, será o dia que você menstruou pela primeira vez até o décimo quarto. Mas, saiba que isso não é certeza de engravidar. É apenas uma probabilidade maior. Tente contar dois dias antes disso e dois disso depois, isso será apenas uma certeza maior para acertar o seu período fértil.

Se ainda assim você ficou confusa em relação aos dias que serão os de maiores probabilidades para você estar no seu período fértil, existem vários tipos de calculadoras que fazem esta conta automaticamente e lhe indica quais serão os seus dias de período fértil.