Como Calcular o Período Fértil

Como Calcular o Período FértilMulheres sempre querem saber o período mais ideal para engravidar, mas nunca conseguem calcular este tempo porque não sabem quais dias será o de maior fertilidade.
Realmente para quem ouve alguém tentando explicar pode parecer complicado, no entanto, existem vários métodos na internet e dicas simples para mulheres saberem o período mais propenso para uma gravidez.

1. Saiba o ciclo que você tem. Para calcular o período fértil, é preciso que você saiba o tamanho do ciclo que você tem. O tamanho do ciclo menstrual não tem nada a ver com quantos dias você menstrua e sim, o espaço de dias que vai da primeira menstruação até o dia anterior da menstruação seguinte.

2. Sinais da ovulação. Uma boa dica para você saber o período de ovulação é alguns sintomas que as mulheres costumam sentir, que são: as dores pélvicas, a mudança de temperatura do seu corpo e o aspecto da secreção que sai da vagina, passando de um aspecto de clara de ovo, para um aspecto mais ralo e sem elasticidade.

3. Pegue um calendário e uma caneta. Comece a contar o primeiro dia até chegar ao décimo quarto. Sendo esse o dia de maior probabilidade de ser o seu período fértil. Para ter máxima certeza, conte dois dias antes e dois dias depois para ter uma maior exatidão deste período. Mas, lembre-se de que esse período fértil não é certeza que você irá engravidar. Porém, as chances realmente irão aumentar e quanto mais relações você tiver neste tempo, maiores serão as chances. Se não quiser engravidar, evite as relações neste período. Lembrando que este ciclo do décimo quarto dia funciona para mulheres que tenham o ciclo menstrual regular, que tende a ser de 27 a 29 dias. Para ciclos menores subtraia um dia e considere o décimo terceiro como seu dia fértil e para ciclos maiores adicione um dia e considere o décimo quinto dia como período fértil.

Na internet você pode achar facilmente calculadoras que as ajudam mais precisamente, a saber, o seu período fértil. Agora se você quiser engravidar já saberá os dias certos da sua ovulação e para quem não quiser fique atenta aos seus dias férteis e evite relações nestes períodos.