Como Calcular o IMC

Como Calcular o IMC O IMC (Índice de Massa Corporal) é um cálculo que permite descobrir se a pessoa está em seu peso ideal. Padronizado no Mundo inteiro, através de uma conta envolvendo o seu peso e sua altura você terá um número. Esse número dirá se você está no seu peso. Neste artigo ensinaremos como calcular o IMC.

A fórmula do IMC é: Peso (KG ) / Altura (M) x Altura (M) = IMC

Você deve pegar o seu peso, em quilos, e dividir por sua altura, em metros, ao quadrado. Vamos supor que você tenha 1,70m e pese 75kg. Você deverá proceder da seguinte forma:

Peso (KG)            =         75              =       75     =  25,9

Altura x Altura              1,70 x 1,70            2,89

Seu IMC é de 25,9. Agora vamos a tabela para ver onde você se encaixa:

IMC Sua Avaliação
Menor que 18,5 Abaixo do Peso
Entre 18,9 e 24,9 Peso Normal
Entre 25 e 29,9 Sobrepeso
Entre 30 e 34,9 Obesidade Grau 1
Entre 35 e 39,9 Obesidade Grau 2
Maior que 40 Obesidade Grau 3

Segundo a tabela do IMC, você estaria com Sobrepeso. Esse cálculo é universal e usado em todo mundo, mudando somente os valores e a fórmula em países como os Estados Unidos que utilizam medidas diferentes.

O Índice de Massa Corporal nem sempre é eficaz para medir se a pessoa está no peso certo. Crianças e Idosos devem utilizar gráficos diferentes por causa das peculiaridades da formação de seus corpos. Pessoas muito com muita massa muscular podem, por esse método, serem consideradas gordas, quando na verdade o excesso de peso é causado pelos músculos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), pessoas de origem asiáticas podem ser consideras mais obesas mesmo com um IMC semelhante ao de uma pessoa de outra origem técnica. Para saber com certeza se você está no peso ideal, consulte o seu médico.