Como Calcular o IMC

Como Calcular o IMCO ICM (índice de massa corporal) é uma medida internacional usada para apontar se o peso está de acordo com a altura. Mas não deve ser levado ao pé da letra. Pessoas com massa magra, ou seja, aquelas que praticam exercícios físicos, como a musculação, tendem a ter IMC acima de 25, o que já pode ser considerado com “estado de alerta”. O cálculo do IMC não se aplica a crianças e adolescentes, pois no início de suas vidas, o índice de gordura corpórea é alto e vai diminuindo conforme envelhecem. O cálculo é simples, veja:

1. Qual é a sua altura? A gente envelhece e esquece coisas simples como, medir a própria altura. Peça ajuda para ter certeza de que está correto.

2. Qual é o seu peso? Essa é uma questão delicada para as mulheres. Algumas estão acima do peso e deixaram de se pesar, mas é importante saber, aliás, é fundamental. Sem o peso não será possível fazer o cálculo. Tome coragem e suba na balança.

3. Hora de calcular. Depois de medir a sua altura e de se pesar, faça a seguinte conta: o peso (em quilogramas) deve ser dividido pela sua altura (em metros) ao quadrado. Exemplo. 62 (kg) / 1,70 m x 1,70 = 21,45 que é o IMC.

4. Resultado. Se o seu IMC for abaixo de 17, significa que está muito abaixo do peso. Entre 17 e 18,49 abaixo do peso. De 18,5 a 24,99 o peso é considerado normal. Entre 25 e 29,99 já está acima do peso. Entre 30 e 34,99 obesidade I. Entre 35 e 39,99 obesidade II (severa). Acima de 40, obesidade III (mórbida). Se o seu IMC estiver acima de 25, procure um médico.