Como Calcular o FGTS

Como Calcular o FGTSQuerer o seu Fundo de Garantia porque a sua aposentadoria está chegando ou porque você foi demitido ou pediu demissão é o seu direito. Mas, como saber quanto eu tenho que resgatar? Ficar com medo de a empresa te dar o famoso “calote” é normal, porque é o seu direito receber cada centavo pago e cada centavo trabalhado. Fazer o cálculo do FGTS é meio complexo, porém não impossível de se fazer sozinho. Segue algumas dicas para fazer este cálculo.

1. Saiba o valor exato que a sua empresa te paga. Primeiramente você terá que ver na sua carteira o valor exato que é pago pela empresa. Sabendo quanto você ganha, esse valor será multiplicado por 8%, assim você saberá o valor que é depositado todo mês na conta do seu FGTS. Quando você for dispensando de uma empresa tem que colocar uma porcentagem de 40%. Por exemplo:

Se você ganha 350 multiplique por 8% que dará 28 reais por mês. Faça isso por quantos meses você trabalhou na empresa e a adicione os 40% de multa em cima do valor que der. Assim você saberá quanto será o seu fundo de garantia.Talvez se complique um pouco se você trabalha na empresa há muitos anos, mas se você for jovem e não permaneceu muito tempo, o cálculo será muito mais simples e rápido.

De fato, você pode perceber que as contas não são complicadas. Mas, se mesmo assim você tiver dificuldades em saber quanto você deve receber, procure sites especializados em realizar essas contas. Logo que você digitar pela busca de cálculo de FGTS no Google, irão aparecer vários links direcionando para uma calculadora automática, bastando apenas você colocar quanto você ganha, os meses de trabalho, horas extras, que o calculo sairá automaticamente.

Agora você não precisa ficar com receio da empresa te dar um “calote” com o fundo de garantia. Outro lembrete é lembrar sempre de olhar no seu holerite se a empresa está fazendo o pagamento do seu INSS e do seu FGTS. Caso o pagamento não esteja sendo feito, você pode processá-los, porque isso é obrigação e você tem que ir atrás de seus direitos.