Como Calcular meu Período Fértil

Como Calcular meu Período FértilO período fértil de uma mulher é determinado por meio da análise de seu ciclo menstrual com uma calculadora de ovulação ou um gráfico de fertilidade. Normalmente, o ciclo é um período de 28 dias. Durante o dia 14, após um período, o óvulo é liberado. Este processo é chamado de ovulação e os dias 12 a 16 dias depois de um período seriam mais um período fértil da mulher. Quer saber quando você está mais fértil? Algumas mulheres têm certos métodos pelos quais podem calcular seu período fértil.

1. Cálculo Usando um calendário de ovulação- O primeiro dia de um período é considerado como o dia 1. Normalmente, no dia 14, o óvulo é liberado e está aguardando o esperma para fertilizá-lo. O ovo tem uma vida útil de apenas 12 a 24 horas, enquanto que um espermatozoide pode durar cerca de 72 horas em uma mulher. Sexo no dia 12 e dia 16 é importante, pois é o momento em que a mulher tem as maiores chances de gravidez.

2. O aparecimento de mucosas- O muco cervical aparece quando a mulher fica fértil, ele tem aparência de clara de ovo e de consistência elástica. Este é um sinal claro de que a mulher está ovulando. Há dias em que o colo do útero fica seco, mas mais favoráveis são os dias quando está molhado, quando o muco é claro e elástico.

3. Exame Físico do colo do útero- Algumas mulheres examinam o colo do útero com um médico para saber exatamente o dia de sua ovulação. Neste período  o colo do útero fica mais aberto e dilatado.

4. Sinais físicos- Certas mulheres têm uma dor na parte inferior do abdômen durante a ovulação, que pode durar de apenas alguns segundos a algumas horas. Isto pode ser uma excelente pista para determinar as mulheres seu período mais fértil. Algumas mulheres têm manchas na pele durante a ovulação, tornando mais fácil saber quando o período fértil da mulher.

A idade desempenha um papel fundamental no período fértil da mulher, as mulheres mais velhas são menos férteis do que as mulheres mais jovens. Existem fatores que afetam a fertilidade, como a obesidade, a saúde do casal, o estresse que eles podem ter, etc. Por isso, peso corporal ideal, comer refeições equilibradas e nutritivas, praticar exercícios físicos e fazer amor durante o período fértil da mulher vai certamente aumentar suas chances de uma concepção.

ATENÇÃO!
Esses cálculos não servem como um método anticoncepcional. Mesmo mulheres com ciclos regulares podem ter variações em seu período fértil. Procure sempre ter um bom e constante acompanhamento médico.