Como Calcular Insalubridade

Como Calcular InsalubridadeO adicional de insalubridade é acrescido ao salário do trabalhador que trabalha em ambientes hostis, funciona como uma compensação por expor sua saúde em favor da empresa que desfruta da sua força de trabalho.

O valor a ser adicionado varia de acordo com o grau de hostilidades as quais o trabalhador se expõem.

O que é um ambiente hostil ou insalubre?

Ambientes insalubres são aqueles em que os empregados ficam expostos a agentes nocivos à saúde.

O critério legal do Ministério do Trabalho consideram hostis os ambientes em que o trabalhador está exposto à:

Ruído contínuo e intermitente;

Ruído de impacto;

Calor;

Radiações ioniantes;

Radiações não-ioniante;

Trabalho sob condições hiperbáricas;

Vibrações;

Frio;

Umidade;

Gases e vapores;

Poeira Minerais;

Agentes químicos;

Agentes biológicos.

Quais são os graus de insalubridade?

Existem 3 graus de insalubridade, mínimo, médio e máximo. Estes graus vão depender de quão nocivo é o ambiente para o trabalhador, por exemplo, call centers são nível mínimo (ruído contínuo e intermitente), já um trabalhador que fica exposto à radiação como técnicos em raio x, tem nível máximo de insalubridade.

Como Calcular?

A insalubridade é uma porcentagem acrescida ao salário mensal do trabalhador que vai variar como já foi dito, pelo grau de hostilidade enfrentado pelo empregado.

Máximo: 40%

Médio: 20%

Mínimo: 10%

Por exemplo, um trabalhador com salário de R$ 1.000,00 e grau médio de insalubridade deverá receber o acréscimo corresponde de R$ 200,00 (20% de mil)

A insalubridade é um direito garantido por lei ao trabalhador e em alguns casos, como o de pessoas expostas  à radiação, não apenas o adicional é acrescido, como a jornada de trabalho é reduzida afim de preservar a saúde do empregado.

É claro que o agente de insalubridade deve ser controlado, neutralizado ou até mesmo eliminado pela empresa afim de garantir o bem estar coletivo.

Eliminar o agente de insalubridade significa adotar medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro de um limite de tolerância.

Já neutralizar o agente é possível com o fornecimento de equipamentos individuais ao trabalhador que diminua a intensidade do agente agressivo (art. 191 CLT)