Como Calcular Hora Extra

Como Calcular Hora ExtraVez ou outra você vê que vai precisar de uma grana a mais no fim do mês. Não há outra solução a não ser acabar aceitando (ou se oferecendo) fazer algumas horas de trabalho além da jornada cotidiana. As famosas horas extras são sempre bem-vindas para a maioria dos trabalhadores apertados, mas sempre fica aquela dúvida antes da chegada do contra-cheque: quanto receberei a mais?

O cálculo das horas extras é baseado no valor de uma hora de trabalho mais o adicional prescrito por lei de 50% . Para deixar de ficar com dúvidas, veja abaixo como calcular hora extra:

1. Descubra o valor de 1 hora trabalhada. O primeiro passo para descobrir quanto você receberá por hora extra realizada é calcular quanto vale cada hora que você trabalha, podemos chamar esse valor de salário-hora. O salário-hora é a divisão do seu salário pela quantidade de horas que você trabalha por mês. Ex: Se você recebe R$1000,00 de salário e trabalha 40 horas semanais, então, você trabalha cerca de 200 horas por mês. Seu salário-hora será o equivalente a 1000/200, o que dá R$5,00.

2. Acrescente 50%. De acordo com a lei trabalhista, deve ser acrescentado 50% do valor do salário-hora ao valor de uma hora comum de trabalho. O resultado será o valor de cada hora extra que você fizer. Continuando com o exemplo acima, se seu salário-hora é R$5,00, então você deve acrescentar R$2,50 a ele, o que corresponde a 50%. Sua hora extra valerá R$7,50. (Para calcular quanto dá 50% de um número qualquer basta dividi-lo por 2)

3. Calcule de acordo com seu caso. Agora, basta você multiplicar o valor encontrado para sua hora extra pelo número de horas trabalhadas além do expediente. No caso do exemplo, se você trabalhar 13 horas extras, receberá R$97,50(13×7,50) a mais no fim do mês.

Há casos em que o percentual de hora extra é maior que os 50% colocados aqui, isso varia de acordo com a convenção. É sempre bom verificar com o sindicato da sua classe.