Como Calcular GPS em Atraso

Como Calcular GPS em AtrasoO GPS – Guia de Previdência Social – é um documento em forma de carnê para pagamento à Previdência Social do INSS. Quando atrasado, requer que seja realizado um novo calculo junto à Previdência Social para que o contribuinte volte a regularizar suas contribuições sociais e possa se aposentar de maneira tranquila e digna.

Para calcular o valor do GPS em caso de atraso, o contribuinte deve acessar o ambiente da Receita Federal na web através do link do endereço http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html. Neste espaço você deve preencher alguns dados antes que o seu GPS seja localizado automaticamente. Primeiro escolha uma categoria: Contribuinte Individual, Contribuinte Doméstico, Contribuinte Facultativo ou Segurado Especial. Após, informe o seu número NIT – Número de Identificação do Trabalhador -, ou PIS/PASEP. Preencha também o campo do código exibido na imagem e clique em Obter Dados Cadastrais para emitir o GPS com seus dados cadastrais e cálculos de eventuais atrasos.

Para contribuintes filiados à Previdência Social antes de 29/11/1999 o link a ser seguido é o http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_ciant2.html e o caminho é o mesmo, até que seja recalculado o valor a ser pago no GPS.

O caso também é diferente para contribuintes do tipo individuais que prestam serviços a uma ou mais empresas, o link é o http://www1.dataprev.gov.br/calweb/sp2cgi.exe?sp2application=calweb e apesar de o ambiente ser diferente, os campos a serem preenchidos são basicamente os mesmos, com exceção das opções Pagamento Mensal ou Pagamento Trimestral, ficando a cardo do contribuinte optar.

Sempre que notar que o GPS irá atrasar, mantenha sempre os cálculos em dia, para não ser surpreendido negativamente. Mantenha o seu GPS pago regularmente, para não ter dor de cabeça novamente com recálculos e até possíveis problemas na hora de se aposentar, afinal, este é um momentos em que todas as pessoas desejam sossego e o mínimo de problemas possível.