Como Calcular Frações

Como Calcular FraçõesPor muito tempo, os números naturais resolviam as necessidades das pessoas, utilizando-os na maioria das situações podia ser resolvida. Nem sempre os números naturais são suficientes para representar as situações no cotidiano a exemplo de representar partes de um todo, ou seja, o que “sobrava” e o que “faltava” para completar um inteiro. As frações surgiram com a necessidade de representar aquilo que é menor que um inteiro, elas aparecem com muita freqüência no nosso dia a dia, para dividirmos uma pizza em 4 partes iguais, ou 12 maçãs em 2 partes iguais, ou dividir uma barra de chocolate em 5 partes iguais.

O conceito de frações é uma tarefa difícil, porque elas também têm regras especiais para a adição, subtração, multiplicação e divisão. No entanto, com a prática, qualquer um pode aprender a trabalhar frações e resolver equações que os incluem. Veja a seguir, em cinco passos como calcular frações.

Compreendendo Frações

1. Tenha sempre em mente que uma fração é uma maneira de indicar as partes de um todo . O número mais alto, chamado de numerador, representa o número de peças que você está trabalhando. O número inferior, chamado o denominador, representa o número de partes existem no total.

2. Você pode também escrever frações na mesma linha, utilizando uma barra, o número da esquerda é o numerador e o número após a barra é o denominador . Se você estiver trabalhando com frações que estão na mesma linha, é útil para reescrevê-los de modo que o numerador seja em cima do denominador.
Por exemplo, se você tem um pedaço de uma pizza que foi cortada em 4 pedaços, você tem 1/4 de uma pizza. Se você tiver 2/3 pizzas, você tem duas pizzas inteiras mais um pedaço de uma pizza que foi cortado em três pedaços.

Frações compostos x frações simples

1. Entenda que uma fração composto tem um número inteiro e uma fração, tal como o 2 1/3 ou 45 1/2 . Normalmente, você deve converter uma fração composta para uma fração simples antes de você adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir.

2. Converta frações de compostos através da multiplicação do número inteiro pelo denominador da fração e, em seguida, adicione o numerador. Escreva uma nova fração com o total como o numerador e o mesmo número como denominador.

3. Altere uma fração simples a uma fração composto pela divisão do numerador pelo denominador. Anote o número inteiro que você começa a se dividir e fazer o restante do numerador da fração. O denominador é o mesmo.
Por exemplo, para a fração de 7/3, divida 7 por 3 obtendo 2, resta 1, a fração do composto é 2 1/3. Você só pode fazer isso se o numerador for maior que o denominador.

Somando e subtraindo frações

1.Encontre o denominador comum das frações que você está somando ou subtraindo. Para fazer isso, você pode multiplicar os denominadores e, em seguida, multiplicar cada numerador pelo número que você usou para encontrar seu denominador. Às vezes você pode encontrar um denominador comum, que é um número menor do que o que você obteria simplesmente multiplicando os denominadores juntos.
Por exemplo: para somar as frações de ½ e 1/3, multiplique os denominadores em conjunto (2×3), você obterá 6.

2.Multiplique 1 por 3 e obtenha 3 como o novo numerador para a primeira fração. Agora multiplique 1 por 2 e obtenha 2 como novo numerador para a segunda fração. Suas novas frações são 3/6 e 2/6. Estudando as frações você verá que 3 é metade de 6, é o mesmo que dizer 1/2, e 2 é um terço de 6 que é o mesmo que dizer 1/3.

3.Agora some os numeradores e mantenha o mesmo denominador.
Ao somar frações com o mesmo denominador, mantenha o denominador e some os numeradores.
Exemplo: 2/6+3/6= 5/6.

4.Use a mesma técnica para subtrair frações, da mesma forma que você fez para somar frações, encontrando primeiro o denominador comum, mas em vez de somar, subtraia o numerador da segunda fração pelo numerador da primeira.
Por exemplo, para subtrair 1/3 a partir de 1/2, reescreva as frações como 3/6 e 2/6, depois subtraia 3 de 2, o resultado é de 1/6.

5.Reduza a fração, se puder, dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número.
Exemplo: uma fração com 5/6 não pode ser reduzida, mas uma de 3/6 pode ser reduzida a 1/2, dividindo as tanto o numerador quanto o denominador por 3.
Converta a fração numa fração de composto caso o numerador seja maior que o denominador.

Multiplicando Frações

1.Multiplique os numeradores e denominadores separadamente para obter o resultado.
Exemplo: ao multiplicar 1/2 por 1/3, você terá o resultado de 1/6 (1×1 e 2×3). Não é necessário encontrar um denominador comum quando se está multiplicando frações.

Dividindo frações

1.Para dividir frações, inverta a segunda fração, por exemplo 1/3 ficará 3/1, e multiplique a primeira fração pela segunda fração invertida.
Exemplo: 1/2 dividido por 1/3= 1/2 x 3/1= 3/2= 1 1/2.

Lembre-se, com a prática vem a perfeição. Pratique o máximo que puder as frações, desde as mais simples até as mais complexas.