Como Calcular Fração

Como Calcular FraçãoA matemática ainda é uma arte que põe medo em muitos. Muita gente tem medo de sair de sua área de conforto do 2 + 2 para desbravar os lindos campos matemáticos. Talvez por preguiça, talvez por bloqueio, o fato é que quando o assunto é a boa e velha matemática, muitas pessoas não conseguem enxergar sequer as coisas mais simples do jogo que é a matemática. Seria sensato classifica-la como um jogo, afinal, ela sempre obedece à risca as mesmas regras e pensando assim, mesmo operações com frações tornam-se absolutamente simples, embora ainda amedrontem muita gente. Aprenda agora como calcular frações.

  1. A fração representa as partes iguais de um todo – Ou seja, a fração nada mais é que uma representação de um todo dividido em partes. Por isso, quando colocamos no papel uma fração, o número de cima, o NUMERADOR, sempre indica quantas partes você tem do todo e o número de baixo, o DENOMINADOR, representa quantas partes o todo tem no total.
  2. Calculando a fração de um número – Por isso, quando falamos da fração de um número, devemos sempre pensar nela como uma divisão, o que é muito simples. Se você quiser calcular 1/3 de 150, por exemplo, você deve considerar que 150 é o seu todo e que ele foi dividido em três partes. 150÷3 = 50, ou seja: cada uma das três partes do todo (que é cento e cinquenta) equivale a 50. Se você tem uma dessas três partes (um terço), então você tem cinquenta, se tivesse duas (dois terços), teria cem e se tivesse as três (três terços), teria tudo, o inteiro, que é 150. PORTANTO SE VOCÊ DESEJA CALCULAR A FRAÇÃO DE ALGUM NÚMERO, VOCÊ DEVE DIVIDI-LO PELO DENOMINADOR E MULTIPLICAR O RESULTADO PELO NUMERADOR.