Como Calcular Diametro

Como Calcular DiametroA circunferência configura a distância em torno de qualquer circulo, é também conhecido como um tipo especial de perímetro. Entretanto, em regra  geral, refere-se para a circunferência de um círculo, da mesma forma temos a área do circulo que é medida de outra forma.  A menos que especificado em contrário o termo “circunferência” também pode referir-se a duração desta distância. Um diâmetro de uma circunferência é uma fração de reta que envolve o centro de um círculo com as suas extremidades sobre a circunferência. Você pode calcular a distancia do diâmetro de um círculo, se você soube a sua circunferência.

1. O primeiro passo é saber o significado de Pi – Pi é  um valor que é definido como a razão da circunferência de um círculo com o seu diâmetro. Isto quer dizer  que o pi = c / d, em que C é a circunferência e d é o diâmetro. Portanto, a equação d = c / (pi) dá o diâmetro de um círculo quando se sabe a sua circunferência.

2. Saiba como determinar o valor de pi para um problema particular. O valor de pi arredondado com seis casas decimais é 3.141593, mas o valor real de pi não pode ser conhecido porque a sua expressão como um valor decimal não termina nem se repete. Portanto, qualquer valor literal de pi será sempre uma  aproximação . Você pode simplesmente deixá-lo na solução como “pi” para alguns problemas, para outros problemas, você pode precisar fornecer um valor aproximado de pi que é necessário para o número desejado de casas decimais.

3. Conhecer o diâmetro da circunferência, quando é um múltiplo de pi. Se a circunferência é 4 (pi), e depois d = c / (pi) = 4 (pi) / (pi) = 4, usando a fórmula indicada no Passo 1.

4. Resolva o diâmetro com uma aproximação de pi. Se a circunferência é 12, você sabe que o diâmetro é d = c / (pi) = 12 / (pi). Você pode estimar o diâmetro em duas casas decimais, como d = 12/3.142 = 3,82. Repare  que utilizar um valor de pi que é preciso três casas decimais em seu cálculo garante duas casas decimais de precisão na resposta final. Isso eliminará a possibilidade de erro de arredondamento na segunda casa decimal da resposta final.

Agora que já sabe calcular a circunferência de um circulo é só aplicar em seus projetos.

Lembre que diâmetro e circunferência é a mesma coisa, e dependo o tipo de objeto que vai medir pode usar o auxilio de um instrumento especial para esse tipo de trabalho. A ferramenta usada para medir diâmetros internos ou externos é o paquímetro, com o paquímetro podemos medir parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.