Como Calcular Adicional Noturno

Como Calcular Adicional NoturnoPela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) o trabalho noturno é definido como aquele realizado das 22h às 5h. A empresa deve pagar para esse tipo de serviço um adicional de, no mínimo, 20% do salário calculado sobre o número de horas de trabalho. Esse acréscimo pode variar de acordo com a empresa. O trabalho noturno pode ser bastante vantajoso para muitos tanto pela maior remuneração quanto pela maior flexibilidade das folgas pela semana.

Neste artigo aprenderemos como calcular adicional noturno.

1. Calcule o valor da hora trabalhada. Para isso podemos considerar o [valor do salário mensal] e [dividí-lo] pela [carga horária mensal]. Deste cálculo você obterá o [valor recebido por hora de trabalho].

2. Calcule os 20% do salário mensal. Isso pode ser feito pela regra de 3:

[Valor do salário mensal bruto] —- 100%
[x] ———————– 20%

Multiplicando os termos em cruz você obterá o valor total do acréscimo sobre o salário mensal bruto.

3. Para saber o [adicional por hora], [divida] o [valor do acréscimo] pela [quantidade de horas trabalhada]. Você finalmente obterá o resultado do acréscimo por hora.

4. Exemplificando: Suponha que o trabalhador noturno ganhe um salário de 1.500 reais, com carga horária mensal de 250 horas, trabalhando 8 horas por noite.

I – Cálculo da hora trabalhada: 1500 / 250 = 6 reais por hora.
II – Cálculo dos 20%: 20(%) x 1500 / 100 = R$ 300 sobre o salário mensal.
III – Acréscimo por hora: 300 / 250 = R$ 1,20 por hora trabalhada.

Para receber o adicional noturna a Empresa deve estar firmada pelo Sindicato da Categoria.