Como Calcular a Idade Gestacional

Como Calcular a Idade GestacionalSaber quanto tempo a mulher está grávida é um pouco difícil pois a gravidez na maioria das vezes é contata em semanas e não em meses. Não podemos usar os meses por que eles não têm duração fixa. Uns têm 30 dias, outros 31, fevereiro então, tem 28 ou 29 dias , se for ano bissexto.

Quando queremos saber o tempo da gravidez, usamos a data da última menstruação para começar a contagem. Diz a medicina que a a única data que possível de conhecer é a da última menstruação. Por isso o método é usado como uma espécie de guia.

1. Pressupõe-se que o processo de ovulação e a concepção do feto leva cerca de 15 depois da última menstruação. Algumas mulheres têm o ciclo menstrual desregulado. Nestes casos a saída é saber por meio do ultrassom do médico. É importante lembrar que quanto antes o exame for feito, maior vai ser as chances de acertar o tempo de gestação exato.

2. Algumas confusões podem acontecer na hora de fazer o cálculo. Mas isso vai de mulher para mulher. Uma que está com a menstruação atrasa e que tem o ciclo de 28 dias, terá idade gestacional de seis semanas.

3. Dessa forma, é realmente muito difícil e ao mesmo tempo incerto falar há quanto tempo você está grávida. É preciso calcular em semanas. Tente isso para evitar que confusões ocorram.

4. Preste atenção, pois quando o seu médico falar uma data provável do parto a gestação estará completando 40 semanas. É claro que isso varia de mulher para mulher. Se fosse tudo igual, todos os bebês nasceriam na quadragésima semana.

Dica extra:

Alguns aplicativos móveis podem te ajudar a fazer esses cálculos. Pesquise por eles nos smartphones com as melhores plataformas, como iOS, Android e Blackberry.