Como Calcular A Área E O Perímetro De Um Octógono

Como Calcular A Área E O Perímetro De Um Octógono

A figura geométrica de oito lados, chamado octógono, está representado em duas dimensões, tal como um objeto de desenho ou de um avião, por exemplo, como no caso de o sinal de estrada. A área de um octógono é facilmente calculado com as noções básicas da matemática.

Calcular o perímetro de um octógono é apenas uma questão de adicionar a medida dos seus lados. Mesmo que não é muito comum, existem também de objetos tridimensionais a oito lados, e a sua área transversal é calculada usando a mesma fórmula geral de um quadrado ou um retângulo. Medir o comprimento de cada lado de uma figura octogonal ou qualquer outra figura plana.

1. Some a medida dos lados do octógono para determinar o perímetro. Se os lados do octógono têm o mesmo comprimento, isto é, se o octógono regular, então simplesmente multiplicar a medida de um lado para o número de lados. Por exemplo, se os oito lados do octógono medida todos os cinco centímetros, o perímetro do octógono será de 40 cm (5×8 = 40).

2. Calcule o perímetro de um octógono irregular, fazendo a soma do comprimento dos lados. Por exemplo, se o octógono tem um lado de 5 cm, de um 4, um de 7, a um de três e quatro 10, o perímetro do octógono será de 60 cm: (5 4 3 7 10 +10 +10 +10 = 60).

3. Calcule a área das faces laterais de um objeto tridimensional octogonais multiplicando o comprimento dos seus lados com o comprimento. Assim, se o lado do seu octógono tem um comprimento de 10 e uma largura de 5, a superfície da face será igual a 50 cm (10×5). Um octógono com oito lados iguais, cada uma com uma superfície de 50 cm, terá uma área total de 400 cm (50 x 8 = 400).