Como Cadastrar o CPF

Como Cadastrar o CPFO CPF (Cadastro de Pessoa Física) é o principal registro individual que temos em nosso país. Sem o CPF não podemos fazer diversas atividades cotidianas, como comprar um produto, fazer provas para concursos, se inscrever em vestibulares, tirar outros documentos, e até para receber prêmios da loteria precisamos dele.

Quando uma pessoa faz o cadastro do CPF recebe uma numeração única, que será sua identificação individual, nenhuma numeração se repete. Poucas pessoas sabem, mas não existe idade mínima para cadastrar o CPF, até um recém-nascido pode ter o seu.

Uma novidade é que, há algum tempo, não é mais emitido o CPF em formato plástico como estávamos acostumados. Agora, quando você for cadastrar o CPF,  não precisa mais esperar quinze dias para ter seu número de registro. No momento do cadastro, você recebe seu os dados impressos em papel térmico (aquele amarelo que os extratos de banco geralmente usam) e pode retirar seu comprovante de validação no site da receita federal sempre que precisar.

Para cadastrar o CPF você deve:

1. Ir a uma agência conveniada. Você poderá fazer seu cadastro em qualquer uma das agências que realizam esse serviço: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios.

2. Apresentar a documentação necessária. Os maiores de 16 anos devem levar um documento que contenha a filiação, data de nascimento e naturalidade (ex: carteira de identidade); se for maior de 18 anos deve levar também título de eleitor. Para o cadastro de menores de 16 também é preciso levar o documento de identificação – poder ser certidão de nascimento – e um documento de identificação de um dos pais ou tutor legal.

3. Pagar a taxa do serviço. O cadastro do CPF tem um custo de até R$5,70. Há entidades públicas conveniadas que prestam o serviço de graça. Você pode consultar se há alguma perto de você no site da receita federal.

Caso haja algum dado incorreto no seu cadastro, você tem até 90 dias para voltar à agência onde o fez para pedir a correção. Se algum dia você perder o número do seu CPF basta ir a uma unidade de atendimento da Receita Federal.