Como Cadastrar o CPF na Nota Fiscal

Como Cadastrar o CPF na Nota FiscalAtualmente os consumidores tem a possibilidade de reaver uma parte dos impostos cobrados sobre os bens adquiridos na nota fiscal.

Essa ideia partiu do Governo Federal e foi posta em prática em todo território nacional. O objetivo é aumentar a arrecadação de impostos e acabar com a sonegação.

A sonegação é o não pagamento de impostos, neste caso, praticado pelos comerciantes, uma vez que a nota fiscal deve ser pedida pelo consumidor no ato da compra.

Os valores recolhidos por meio dos impostos são direcionados (ou pelo menos deveriam ir) para a construção de obras públicas que beneficiam a população, tais como creches, hospitais, escolas, centros de apoio ao trabalhador, info centros e muito mais.

Essas novas notas fiscais são chamadas de Notas Fiscais Eletrônicas pois o cadastramento, consultas e resgate é totalmente on line.

Tudo que é comprado fica cadastrado o CPF de quem o comprou e pode ser resgatado após determinado período ou usado para abater valores do IPTU, mas para isso o CPF deve ser cadastrado no momento da compra.

Mas como cadastrar o CPF para resgatar os valores?

No ato da compra: Ao comprar uma mercadoria peça para que o caixa registre seu CPF na hora, dessa forma parte do valor do imposto pago já ficará registrado no seu CPF para ser resgatado. Isso é válido para a compra de qualquer produto, desde um pacote de biscoitos até um carro.

Resgatar Valores: Para resgatar os valores acumulados, é preciso cadastrar-se o site da Secretaria da Fazenda do estado em que você mora. São pedidas informações como o número do seu CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Após cadastrar-se basta aguardar a época de resgatar estes valores.

A ota Fiscal Eletrôica é uma forma de beneficiar diretamente o consumidor que evita a sonegação.