Como Baixar o Colesterol Ruim

Como Baixar o Colesterol RuimO colesterol é uma substância gordurosa que pode ser produzida pelo nosso próprio corpo ou adquiridos por meio de alimentos.

Quando ouvimos falar em colesterol já imaginamos artérias entupidas e restrição alimentar, porém este é apenas um ângulo da questão. Existe o colesterol bom e o ruim que possuem diferentes funções. As funções principais do colesterol no nosso organismo são a formação de membranas nas células, sintetizar hormônios, digestão de alimentos gordurosos, produção da bile, metabolização de vitaminas (A, D, E e K) e muito mais.

Por ser uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue e é transportado pelas veias pelas lipoproteínas. Existem 3 tipos de lipoproteínas: LDL, HDL e VLDL. A LDL e VLDL transportam o colesterol e triglicérides para o sangue e para os tecidos, enquanto o HDL retira o colesterol e o transporta para ser excretado pelo fígado. O HDL é chamado de colesterol bom, já o LDL e o VLDL são chamados de mau colesterol ou colesterol ruim.

A produção destas proteínas são reguladas pelo nível de colesterol, os alimentos cheios de gordura trans e saturadas favorecem a produção da LDL e HLDL, enquanto que o consumo de gorduras insaturadas como o azeite, favorece a produção de HDL.

Dieta – Como você já pode notar, uma dieta pobre em gorduras trans e saturadas são a chave para reduzir o colesterol ruim, já as gorduras insaturadas são muito bem vindas. Tenha uma dieta rica em peixes, azeite e amêndoas e evite o consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal como a manteiga.

Sinal vermelho (evite): Carnes de órgãos, cortes gordos, entrecostos e carnes fritas (inclusive peixes). Salsichas, linguiças, embutidos (como salame, mortadela e presunto), bacon, lula, camarão e polvo.

Sinal amarelo (consuma com moderação): Não consuma mais que 4 gemas por semana em casos leves ou mais do que 2 gemas em casos graves. Leite só desnatado, prefira queijos magros como o cottage e creme de leite de soja. Consuma sorvetes cremosos e iogurtes com moderação.

Sinal Verde: Peixes como o salmão, linhaça e nozes (avelãs, castanhas, amêndoas). O chá verde ajuda a diminuir o colesterol ruim, assim como o consumo de frutas, vegetais, óleos vegetais e fibras. Pães integrais e chocolate amargo também podem ser consumidos, o primeiro tem fibras e o segundo é rico em flavonóides que comprovadamente, diminuem o colesterol ruim.

Exercícios – A prática de exercício físicos está relacionada à redução do colesterol ruim no sangue, porém a prática deve ser constante para surtir efeito.

Remédios: O médico pode recomendar o uso de remédios devido a uma união de fatores como o paciente ser fumante, ter mais de 45 anos de idade, possuir colesterol acima de 160 ml/L, obesidade, insuficiência renal crônica, diabetes, hipertensão e outros fatores. Por isso é necessário consultar o médico para saber se é necessário ou não o uso de remédios, evite tomá-los sem prescrição médica.