Como Autenticar Documentos

Como Autenticar DocumentosA autenticação de documentos é um procedimento usado para comprovar a veracidade de uma cópia, é uma maneira de alegar que a cópia autenticada corresponde de forma idêntica à original, sem alterações, falsificações ou fraudes.

Um documento autenticado tem validade legal, ou seja, enquanto a cópia simples de um documento não tem validade diante de uma instituição, juiz ou mesmo empresa, a cópia autenticada indica que determinado documento é verdadeiro e por isso pode ser considerado válido.

Autenticar um documento é bem simples e barato, veja como fazer.

1. Dirija-se a qualquer cartório da sua região tendo em posse o documento original, em geral os cartórios não autenticam cópias de documento que não são tiradas no próprio cartório, por motivos de segurança e para evitar fraudes.

2. Informe ao atendente quantas cópias autenticadas você deseja (podem ser quantas você precisar), entregue o documento original e pague as taxas necessárias.

O documento autenticado é retirado no mesmo dia, é um procedimento rápido e simples.

Em São Paulo, os cartórios cobram R$ 0,30 por cada cópia simples e R$ 2,50 pela autenticação (você deve pagar ambas as taxas).

Vantagens da autenticação

Ao invés de andar por aí com seus documentos originais, vá ao cartório e faça uma cópia autenticada do seu RG, diploma universitário, contratos e etc., dessa forma você não corre o risco de perdê-los num assalto ou esquecê-los por aí.

Isso evita gastos, transtorno e perda de tempo.