Como Aumentar o Leite Materno

Como Aumentar o Leite MaternoToda mãe sabe que o leite materno é o melhor alimento para seu bebê no primeiro ano de vida. Por quê? Bem, o leite materno é perfeitamente adequado para seu bebê, tanto como alimento como proteção contra doenças. Então, a melhor coisa que você,como uma mãe, pode fazer para aumentar a produção de leite materno é fazer o possível para amamentar seu bebê, tanto quanto possível durante o maior período possível.

Em primeiro lugar, certifique-se de alimentar seu bebê com mais frequência. Os seios seguem a regra de “oferta e demanda”. Em outras palavras, quanto mais leite o seu bebê mamar, mais leite será produzido em seus seios. Não tenha medo de escassez de leite em seus seios quando amamentando seu bebê com mais frequência. É exatamente o oposto na verdade. Há sempre leite em seus seios para seu bebê. Em outras palavras, amamente seu bebê com mais frequência para aumentar a oferta de leite materno.

Além disso, é muito importante que você esteja relaxado e concentrado apenas em seu bebê. Disponha de tempo, não se apresse. Use esse tempo para abraçar, acariciar e acalmar o seu bebê. Eles adoram ser tocados, e isto ajuda o seu reflexo de ejeção do leite.

Se você quiser aumentar o leite materno, você também precisa cuidar de si mesmo. Você tem que dormir bastante, comer o suficiente, e encontrar algum tempo para fazer algo que lhe deixe relaxada, seja caminhando, lendo, ou tomando banho. Seu bebê e você são prioridades, e tudo o mais pode esperar ou ser feito por outra pessoa. Esqueça todas as preocupações, juntamente com todos os deveres de casa e use a ajuda de seu parceiro nas tarefas domésticas, como lavar a louça, cozinhar e limpeza.

Cuidar de si mesmo também significa comer e beber corretamente. Isto significa que você deve alimentar o seu próprio corpo de forma adequada, a fim de alimentar o seu bebê adequadamente. Uma quantidade adequada de calorias que você deve consumir diariamente é de cerca de 1800 a 2200, com as vitaminas e minerais adicionais. Quando se trata de beber, é muito importante que você beba bastante água, suco, leite e sopa para manter-se hidratada e aumentar a oferta de leite materno.

Além disso, certifique-se de não consumir álcool, bem como cafeína.

Durante a hora da amamentação, verifique sempre se o seu bebê está mamando corretamente. Alguns bebês são preguiçosos ou gostam de adormecer assim que são colocados ao seios, o que faz com que eles mamem apenas o colostro aguado, sem chegar ao leite com alto teor de gordura. Desta forma, a barriga do bebê fica cheia, mas não há calorias suficientes para que ele cresça. Então, antes de mudar para o outro seio, certifique-se que o bebê tenha terminado a primeira mama. Ou você pode tentar amamentar o bebê segurando-o para que ele arrotar e dar espaço para mais leite, assim você pode alimentá-lo novamente em ambas as mamas. Alternar os seios estimula mais a ejeção do leite, aumentando assim a produção e o conteúdo calórico do leite materno.

Não vamos nos esquecer da posição do bebê. A boca do bebê deve estar bem aberta, com o mamilo, e quase toda a aréola no interior da boca do bebê.

No final, se nada funcionar, você pode tentar tomar chás de erva ou alguma medicação para aumentar a produção de leite materno. Mas você deve estar bem informado antes de tomar qualquer um destes, uma vez que podem ter efeitos colaterais negativos para ambos.
No entanto, nada pode substituir mamadas mais frequentes; esta é uma forma de dizer ao seu corpo para aumentar a produção de leite materno.

Lembre-se de todas aquelas mulheres amamentando seus filhos nos momentos de guerra, fome, ou tragédias pessoais. Basta ser persistente e não desistir, e você vai ter seu bebê a lhe agradecer.