Como aumentar a imunidade do organismo

Como aumentar a imunidade do organismoCom as mudanças bruscas de temperatura, a exposição a poluição e o estresse da vida diária a saúde pede socorro e muitas vezes as doenças sazonais como rinite, sinusite, gripes e resfriados trazem muita indisposição e febre. Tudo isso poderia ser evitado se a imunidade do corpo estivesse alta.

O nosso sistema imunológico é uma complexa rede de tecidos, orgãos, células e substância que protegem naturalmente o nosso corpo de doenças e infecções. Nosso corpo está constantemente sob ataque de milhões de microorganismos, incluindo bactérias, vírus e fungos. Alguns até são benéficos para o organismo e por isso bem-vindos. No entanto, os outros que causam infecções não são. A melhor defesa contra eles é ter um sistema imunológico forte. A capacidade do seu organismo de lutar contra esses invasores é que vai determinar se você vai desenvolver a infecção, apresentando os sintomas relacionados, ou não.

Se você fica doente com facilidade, grandes são as chances de você estar com a imunidade baixa. Os sintomas de um sistema imunológico enfraquecido são gripes freqüentes, infecções parasitárias recorrentes e pequenas infecções que se tornam mais sérias. Os sintomas mais comuns de uma infecção são calor, vermelhidão, inchaço, odor desagradável e dor ao tocar. Em casos mais graves os sintomas podem ser febre, calafrios, náuseas, vômito, diarréia e cansaço.

Mas esse quadro pode ser facilmente revertido com algumas dicas para aumentar a imunidade do organismo

1 – Alimente-se bem e de forma equilibrada: para bom funcionamento e fortalecimentos do organismo é necessário comer bem e com qualidade. Mantenha uma dieta balanceada que englobe todos os nutrientes, priorizando a ingestão média de 5 porções de frutas, legumes e verduras por dia. Se possivel acrescente gengibre a sua dieta (ingerindo cru, com sucos ou em forma de chá), essa raiz tem se mostrado muito eficaz no combate a infecções.

2 – Dê valor ao consumo de vitaminas, minerais e Ômega 3: especialmente o zinco, que é um mineral fundamental no fortalecimento do sistema imunológico e pode ser encontrado nas carnes vermelhas, ostras, cogumelos e grãos. Consuma também bastante cálcio, um mineral também importante e que pode ser encontrado no leite e nos vegetais de folhas verde escura. O consumo de vitamina C, A, e E também é muito importante para um organismo forte.

3 – Durma bem: você deve dormir de 7 a 8 horas por noite, pelo menos. Uma boa noite de sono confere relaxamento ao corpo e por consequência aumenta a imunidade.

4 – Beba muita água: tente consumir pelo menos 2 litros de água por dia, a água além de contribuir para a renovação celular ajuda a manter as vias aéreas lubrificadas e com isso evita que infecções acometam a região.

5 – Mantenha bons hábitos de higiene: manter-se limpo evita que o corpo seja afetado por muitas doenças e infecções. A escovação completa, incluindo a escovação da lingua; lavar sempre as mãos antes das refeições e  banhos regulares protegem e muito o organismo.

6 – Evite o uso desnecessário de medicamentos: alguns medicamentos, como os corticosteróides, são imunossupressores e reduzem a produção de células do sistema imune e também de anticorpos. O uso de antibióticos sem necessidade também é prejudicial por pode aumentar a resistência de bactérias.

 

Dicas simples com fácil adequação ao dia a dia que podem livrar o corpo de muito mal estar e torna-lo resistente a muitas doenças.