Como Aumentar a Imunidade do Corpo

Como Aumentar a Imunidade do Corpo

Seu sistema imunológico é importante. Como se fosse o seu próprio exército pessoal, ele protege seu corpo contra ataques de invasores (como bactérias, fungos e vírus), a defesa contra infecções e vários tipos de câncer. E é inteligente também, muitas vezes, “lembra” certos tipos de infecções e ele estará preparado para combatê-los na próxima vez que tentarem te atacar. Mas, assim como qualquer outro sistema do corpo , o sistema imunológico pode deteriorar-se se você não tratá-lo bem. Para ajudar a mantê-lo funcionando bem, é muito importante que tenha um acompanhamento profissional, mas você pode tomar algumas precauções desde já. Aqui estão alguns passos que podem te ajudar a aumentar a sua imunidade!

1. Comer certo:

Em teoria, isso é bastante simples: comer apenas o suficiente dos alimentos certos quando você sentir fome. Infelizmente, isso não é tão simples de colocar em prática. Estamos tentado por opções saudáveis ​​em todo o lado, comemos por razões emocionais, e muitas das vezes, não sabemos o que são alimentos “certos”. Para aqueles de nós que lutam nessa área, isso pode dar algum trabalho.

2. Evite comer demais, o que pode levar ao aumento de peso e prejudicar o sistema imunológico. Pesquisa realizada por cientistas na América do Norte, mostrou que a obesidade impede que o sistema imunológico funcione adequadamente , aumentando a sua vulnerabilidade à infecção. No estudo, os ratos obesos foram encontrados como sendo 50 por cento menos capaz de matar o vírus da gripe, em comparação com ratos magros. Os pesquisadores acreditam que o mesmo vale para os seres humanos. Para descobrir quantas calorias você precisa para manter ou perder peso, consulte o seu perseguidor Nutrição personalizada.

3. Tão importante quanto a quantidade que você está comendo ,são os alimentos que você está comendo . Alguns nutrientes e alimentos que foram encontrados para reforçar o sistema imune incluem:

Alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e brócolis
Vitamina E alimentos ricos, como nozes e grãos integrais
alho
Alimentos ricos em zinco, como feijão, peru, caranguejo, ostras e carne bovina
Bioflavanoides, que são encontrados em frutas e legumes
Alimentos ricos em selênio, como frango, grãos integrais, atum, ovos, sementes de girassol e arroz integral
Alimentos ricos em carotenoides, como cenoura e inhame
Omega- 3 ácidos graxos, encontrados em nozes, salmão, atum, cavala, óleo de linhaça e óleo de sementes de cânhamo.
Claro você pode encontrar esses nutrientes em forma de pílula, mas a comida é sempre a melhor e mais útil fonte de vitaminas e minerais. Os suplementos podem ser obscuros, uma vez que nenhum órgão regulador garante que eles contêm o que eles pretendem, ou que vai ser absorvido, assim como os nutrientes que você adquire a partir de alimentos.

4. Exercite-se regularmente
Dados de vários estudos mostram que o exercício regular reduz o número de dias de doença. Em três estudos separados, realizados por cientistas norte-americanos em mulheres mostram que as mulheres que se envolveram em 35-45 minutos de caminhada rápida, cinco dias por semana, durante 12-15 semanas experimentaram uma redução do número de dias de doença em relação ao controle grupos (sedentários). O exercício não precisa ser intenso, nem exagerado para proporcionar esses benefícios, na verdade, o exercício moderado pode até conseguir um resultado melhor.

5. Durma o suficiente, sono profundo estimula e energiza o sistema imunológico, enquanto a privação de sono tem o efeito oposto. De acordo com o Instituto Nacional do Coração, o adulto médio tem entre 7 e 8 horas de sono por noite, embora algumas pessoas podem precisar de tão pouco quanto 5 horas ou até 10 horas. Para se certificar de que você está dormindo o suficiente, evite bebidas com cafeína (e outros estimulantes), descongestionantes, tabaco e álcool. O álcool pode ajudar cair em um sono leve, mas interfere com REM e os estágios mais profundos do sono, que são restaurador.

6. Gerir o stress, fender prazos de trabalho, problemas conjugais e horários agitado, mantendo o estresse da sua vida é impossível. Mas como você escolhe reagir ao estresse pode afetar significativamente a sua saúde em geral. Problemas varrendo para debaixo do tapete ao invés de resolvê-los pode transformar estresse de curto prazo para o estresse crônico, que pode causar problemas de saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Coração, hormônios (como o cortisol) que penduram ao redor durante o estresse crônico pode nos colocar em risco de obesidade, doenças cardíacas, câncer e uma variedade de outras doenças. Esses hormônios do estresse podem funcionar de duas maneiras: ou desligar os glóbulos brancos que combatem doenças ou desencadear um sistema imunológico hiperativo, o que aumenta o risco de desenvolver doenças autoimunes. Assim, encontrar formas de aliviar o stress, algumas vezes por semana, se você exercitar, praticar ioga, meditar, ou até mesmo tomar um banho, te ajudará a reduzir o stress.

7. Pare de fumar / não fume

Em um estudo mais antigo, mas ainda valido publicado na edição 1983 da Medical Journal of Australia, os marcadores do sistema imunológico em 35 fumantes foram analisadas antes de parar de fumar e, em seguida, novamente, três meses após ter deixado de fumar. Comparados com um grupo controle que continuaram a fumar, os ex-fumantes, teve mudanças positivas significativas em muitas medições de seus sistemas imunológicos. Fumar ou utilizar produtos do tabaco contribui para uma série de problemas de saúde, e isso é mais um que você pode adicionar à sua lista de razões para sair.

8. Consumir álcool com moderação.

Além das consequências sociais e econômicas, o abuso de álcool também pode causar a imunodeficiência, tornando-o mais suscetível à pneumonia bacteriana, tuberculose e outras doenças transmissíveis. Mas o uso moderado de álcool (uma dose por dia para mulheres e dois para homens) não tem sido associado com os efeitos negativos sobre o sistema imunológico. Há um crescente corpo de evidências ligando benefícios para a saúde relacionados com o consumo moderado de polifenóis ricos em bebidas alcoólicas, como vinho ou cerveja. O artigo afirma que, embora o uso pesado de álcool pode suprimir a resposta imunológica “o consumo moderado de álcool parece ter um impacto benéfico sobre o sistema imunológico em relação ao abuso de álcool ou abstinência”.
Então, por enquanto, o conselho permanece: tudo com moderação, e acompanhamento profissional!