Como Atender Bem o Cliente

Como Atender Bem o ClienteTodo empreendedor precisa entender que os clientes são a chave de qualquer negócio e atender bem o cliente dever ser um pré-requisito. Sem clientes, sem sucesso e sem dinheiro no bolso. Por isso, é importante deixar o cliente satisfeito, apesar de nem sempre ser isso o que acontece nas grandes corporações. Nem toda empresa sabe o quanto o cliente é uma prioridade, merecendo destaque no plano de negócios, e não apenas o lucro. O cliente hoje em dia é a melhor ferramenta de marketing que uma empresa pode ter. Um cliente satisfeito poderá trazer mais de 100 novos clientes com o uso de suas próprias ferramentas pessoais de comunicação, porém, o inverso também pode ocorrer , sendo fatal para o empreendimento. Quem não conhece uma loja ou marca com comentários negativos entre seus grupos de amigos? Tudo fruto de um mau atendimento ou um produto de má qualidade ou, às vezes, simplesmente um dia ruim de um funcionário. O melhor é evitar tudo isso; assim, trouxemos neste artigo dicas de como atender bem o cliente.

1. Evite trocar muito de funcionários. Quanto mais tempo um funcionário permanece na empresa, melhor ele conhece seu funcionamento e seus produtos, sendo capaz de atender melhor o cliente. Todo mundo já foi vítima de um atendimento sem informações, pois o vendedor não tinha ideia do produto o qual estava vendendo. Um mau treinamento? Talvez, mas o tempo de empresa e experiência no setor conta bastante para evitar tal erro. O melhor mesmo é sempre manter um número de funcionários antigos e experientes, que conhecem, entendem e gostam da empresa. Mas devem ser funcionários que tenham um bom número de vendas positivo e que falem bem da empresa.

2. Evite padronizar o atendimento. Sabe aquele vendedor que parece que te conhece a vida toda e você faz a compra naquele estabelecimento apenas porque gosta dele? Esta é a ideia. Cada consumidor é diferente e os funcionários não devem fazer a mesma pergunta quando alguém entra na loja. A autonomia de um diálogo é ótima opção para atrair clientes e por isso, aquela famosa lábia do vendedor deve ser usada da melhor forma possível.

3. O cliente nem sempre tem razão. Sabemos que o dito popular não diz bem isso, mas para tudo existe um limite e com o cliente não deve ser diferente. Se você deixar que o cliente te desrespeite, também não será um ponto positivo para o empreendimento. Existem redes de cinema norte-americanas que simplesmente colocam para fora de suas salas as pessoas que usam celular durante a exibição de filme. Em teoria, elas deveriam ser flexíveis, porque o cliente tem razão, mas são as redes mais bem quistas dos Estados Unidos por preservar os seus valores. Se um cliente desrespeitar as normas da empresa, é o momento de dizer a ele que não repita a ação em respeito aos outros clientes. Esta é uma forma de marketing positivo para a empresa e você só tem a ganhar com isso. Às vezes, é melhor perder um cliente e ganhar mais cinco.

4. Invista em bom atendimento. Um funcionário que é mal remunerado não poderá ser o mais sorridente da vida, mesmo que seja uma daquelas pessoas alegres por natureza. Preze por um bom ambiente interno e tenha funcionários satisfeitos. Para isso, pague um salário sempre na média ou acima do mercado quando puder, bem como premie os funcionários do mês. Não se esqueça de incentivar o treinamento e o aperfeiçoamento por meio de cursos.