Como Arrumar os Armários de Sua Cozinha

Como Arrumar os Armários de Sua CozinhaManter os armários de uma cozinha arrumados e organizados traz uma sensação de uma cozinha mais arrumada. Além do mais, facilita e muito na hora de cozinhar quando se tem os alimentos separados e postos em seus devidos lugares e facilitam até mesmo na hora de verificar os itens que estão faltando para que você não compre algo que já tinha em sua dispensa. Veja aqui algumas formas de organizar os moveis de sua cozinha.

Passos:

1. Inicie planejando a organização de sua cozinha para que você possa ganhar tempo. Tenha uma visão ampla e detalhada de sua cozinha. Localize o fogão, a geladeira, a pia, os armários e planeje-se de forma que as panelas fiquem próximas ao fogão, por exemplo, para facilitar o acesso na hora de cozinhar.

2. Anote em etiquetas a função de cada armário. Identifique onde ficarão as panelas, os alimentos em ordem, os talheres, os pratos e copos.

3. Após planejar sua cozinha separe os itens um a um. Esvazie os armários e coloque os itens em cima de uma mesa grande ou até mesmo no chão, lembrando que o chão deve estar bem limpo. Assim como você distinguiu a ordem dos itens nos armários os separe em montes os colocando de acordo com a ordem dos armários.

4. Jogue fora tudo que você não usa mais como pratos e copos rachados, panos de pratos rasgados ou manchados. Jogue fora também os alimentos vencidos.

5. Analise as pilhas de itens e verifique se os espaços separados nos armários serão o suficiente para guardar os itens. Para os itens mais pesados, utilize os armários baixos.

6. Reserve os armários de cima para os itens menos pesados como pratos, copos além de alguns itens que você utilizará com mais frequência como temperos.

7. Aproveite que os armários estão vazios e de uma boa limpeza neles. Comece tirando a poeira com um pano limpo. Encha um balde com água morna e coloque um pouco de sabão.

8. Passe a solução utilizando um pano, limpando uma pequena parte de cada vez.

9. Após passar a água com sabão, seque por completo a área para evitar que a pintura descasque ou que o armário seja danificado.

10. Cubra a parte interna do armário com papel contact ou papel alumínio.

11. Armazene os alimentos não perecíveis em vasilhas como potes. Procure colocar os potes de acordo com os alimentos mas de forma que caibam no armário. Antes de colocar os produtos dentro das vasilhas, meça-as no armário para certificar-se que caberá.

12. Escolha potes plásticos preferencialmente, com tampas e transparentes para facilitar na hora de identificar cada item para usar. Evite utilizar vasilhas que possam reagir com os alimentos como vasilhas metálicas.

13. Lave as vasilhas, com água e sabão, e seque-as bem antes de colocar os alimentos dentro delas.

14. Guarde os produtos novamente no armário de acordo com o que você planejou e nomeou com as etiquetas.

Dicas:

Utilize os armários mais próximos do fogão para guardar os itens de maior uso como sal, açúcar, óleo e temperos em geral.

Dê uma revisada nos armários ao menos duas vezes por semana para os manter com o mesmo padrão de arrumação.

Coloque repelentes de insetos nos armários para manter as baratas e formigas sempre afastadas.