Como Aprender Violão

Como Aprender ViolãoEntão, você quer aprender a tocar um violão? Como muitas outras habilidades, principalmente as musicais, aprender a tocar violão requer dedicação e prática constante. Com a devida atenção e alguns recursos simples, você pode aprender a dedilhar as cordas de seu instrumento como um profissional.

Para isso, recomendamos alguns passos que, além do trabalho duro da dedicação, são bastante importantes para um iniciante na arte da  música.

1. Escolha o violão correto. Ele deve ter o tamanho certo para você (não ser muito grande) e deve ser selecionado de acordo o seu nível de habilidade. Um violão com uma boa configuração tem cordas que não são difíceis de pressionar para baixo, de modo que não machuque seus dedos quando você tocar.

2. Segure a seu violão confortavelmente. É preciso que você seja capaz de usar sua mão esquerda sobre as cordas e sua mão direita para tocar ou pegar as cordas.

3. Aprenda as escalas. Treine bastante até conseguir se sentir confortável com a digitação de dó, ré, mi e assim por diante.

4. Observe os padrões de acordes. Cada acorde tem sua própria maneira de ser tocado. Pratique colocar todos os seus dedos no lugar ideal para cada acorde e teste como se sente mais confortável para reproduzir o acorde.

5. Reproduza sequências de acordes de  músicas que você conhece bem. A maioria de suas canções favoritas têm uma série de acordes. Aprenda a toca-los, juntamente com o ritmo da música, e em pouco tempo você jà estarà craque. Depois disso, você  já pode se arriscar a cantar junto!

6. Desenhe um diagrama fretboard. Isso irá ajudá-lo a identificar cada nota e onde ela fica no braço do violão.

7. Compre um livro de prática de acordes para que você possa treinar, acompanhando junto com a música escrita até que você pode tocar composições inteiras. Você também pode usar o livro para encontrar as notas, se você não sabe onde eles estão no braço do violão.

Dicas:

  • Não desista! Se parecer muito complicado, volte a tocar apenas as notas e acordes  básicos, para treinar e manter a memorização onde as notas estão em seu braço.
  • Não desanime se seu violão é fisicamente difícil de tocar. Se as cordas são muito duro para os dedos, você pode obter um violão “tipo flamenco” para começar. As cordas de plástico são mais fáceis para um novato para tocar.
  • Cuidado com as bolhas! As cordas de seu violão podem causar bolhas nas pontas dos dedos de sua mão esquerda. Tudo bem, elas vão, com o tempo, se tornar calos. Mas, fazer uma pausa até que seus dedos melhorem é importante antes de tocar novamente.