Como Aprender Desenhar Bem

Como Aprender Desenhar BemDesenhar é uma arte interessante e divertida que nem todos conseguem dominar. Alguns nascem com bastante talento para a coisa, outros nem tanto. Falo isso porque há alguns anos eu, particularmente, não conseguia desenhar bem nem aqueles bonecos de palitinhos e hoje, mesmo não sendo nenhum Leonardo Da Vinci, já consigo me virar com os meus desenhos por aqui. Como eu consegui isso? Com algumas práticas que me ajudaram e que passarei a vocês, para que aqueles que querem aprender como desenhar bem consigam melhorar o aspecto de suas criações e reproduções.

1.     Procure por um curso de desenho – Nem todos sabem mas existem cursos e oficinas de desenho e eles vão te ajudar bastante porque além de te fazer entender melhor a arte, vão lhe ensinar  técnicas para dar maior realismo e precisão em seus traços. Se houver oportunidade, um curso é de grande valor e uma opção que deve ser considerada.
2.     Compre material para desenho – E para quem está começando a desenhar agora, o ideal é começar com lápis (Preferencialmente HB preto), borracha e apontador. Um caderno de desenho também será muito útil para praticar e você encontra isso tudo em qualquer papelaria em um preço bastante acessível.
3.     Pratique reprodução – Ao invés de começar a tirar desenhos da própria imaginação, ou seja, ao invés de começar a criar, tente primeiro reproduzir outros desenhos para o papel em escalas diversas. Atento sempre a todos os detalhes, claro. Com o passar do tempo, reproduzindo desenhos de outras pessoas você vai começar a pegar o jeito da coisa e vai começar a entender o processo de criação.
4.     Agora pratique – Sim, tudo é prática! À medida que você for melhorando os seus desenhos você pode pensar em criação própria. Procure praticar periodicamente, pelo menos um desenho por dia para não perder o jeito com o tempo. Sempre que possível, pratique.

E essas são algumas dicas para quem quer aprender a desenhar bem. Agora mãos à obra que os cadernos te esperam.