Como Aprender a Dirigir

Como Aprender a DirigirUm dos momentos mais esperados na vida de uma pessoa é quando ligamos o carro pela primeira vez, para que possamos aprender a dirigir. É neste exato momento que sentimos que crescemos e temos mais uma responsabilidade em nossas vidas. Mas, erra quem pensa que dirigir é fácil e só irá lhe trazer alegrias. É necessário muita prática para que erros fatais não sejam cometidos. Portanto, quando estiver aprendendo a dirigir, se concentre o máximo possível. Dirigir é mexer diretamente com vidas, por isso precisamos ter cuidado triplicado. Aqui vocês conhecerão alguns truques para que consigamos dominar a máquina.

1. Entre em uma auto escola. O primeiro passo para que você aprenda a dirigir é entrar em um auto escola. Isso evita que você tenha que ficar pedindo para o seu pai ou mãe o carro emprestado para dirigir, podendo se acidentar e bater o carro da família e é claro, à vantagem de ter alguém especializado ao seu lado para ensinar. Depois de algumas aulas, você verá que seus pais deixarão você dirigir, ao lado deles, claro. E quando for dirigir nestas situações lembre-se não guiar o carro em ruas muito movimentadas, pois você não terá nenhuma prática. Espere ocasiões como uma viagem para o interior ou para praia, onde o fluxo de carros é bem menos movimentado.

2. Tenha paciência. Dirigir não é uma tarefa muito simples e exige máxima concentração de uma pessoa. Portanto não fique nervoso se nas primeiras vezes que você pegar um carro, não consiga sair do lugar por ele estar morrendo diversas vezes. Dirigir é prática e nada mais do que isso. Uma hora você saberá tudo e ficará craque na direção.

3. Concentração máxima. A partir do momento que você entrar no carro e ligá-lo, esqueça tudo ao seu redor. No começo evite até ligar o rádio, pois ele poderá tirar sua atenção. Evite conversar com quem está ao seu lado, pois esse é outro método de distração. Atender o celular não precisa nem ser citado, porque além de ser muito perigoso, é proibido.

4. Aprenda dirigir em um carro com câmbio manual. Este é outro erro que vem acontecendo com muita frequência. Os jovens preferem dirigir carros automáticos para que não seja necessária a troca de marchas. Mas, para se aprender a dirigir corretamente e para que você vire um grande motorista é preciso que aprenda no ‘pior carro’ possível, que não tenha direção hidráulica, sem câmbio automático e nenhum desses opcionais. Quando mais simples for o carro, mais prático na direção você irá ficar.

Essas são algumas dicas para que você comece a dirigir. Saiba que a partir do momento que se entra em um carro, a sua atenção tem que ser por você e pelos outros. Carro não é um brinquedo e quando mal guiado, pode causar acidentes gravíssimos. Sabendo aproveitar e dirigindo com o máximo cuidado, é um prazer e tanto. Só quem dirigiu alguma vez na vida, sabe é a sensação que estou falando.