Como Aprender a Desenhar

Como Aprender a DesenharO desenho é uma arte, é uma manifestação artística e expressiva praticada a milhões de anos, e tendo obras de diversos estilos exaltadas por tamanha qualidade, percepção, originalidade e representação daquilo que é real e/ou mental. Muita gente acredita que não consegue passar da fase ‘’bonequinho de palitinhos’’, mas desenhar é muito simples, é só questão de vontade e treino. Aqui você aprenderá as noções básicas de como praticar esta arte, ou seja, como aprender a desenhar.

1. Materiais: Para começar a aprender a desenhar, são necessários alguns materiais básicos de desenho, sejam eles um lápis, uma borracha, um apontador, uma caneta de ponta porosa e papel.

2. Examinar: Examine bem as formas e traços do desenho que se pretende desenhar. Passando o lápis por cima dele para treinar a percepção da proporção das dimensões do desenho.

3. Copiar: Copie com uma folha por cima do desenho que se pretende copiar, assim terá uma noção de traços a serem desenvolvidos. Copiado o desenho, agora tente copiar sem que a folha esteja por cima, ou seja, copie só de olhar. É necessário que seja um desenho simples, assim como personagens de desenhos animados, para que assim você possa pegar a técnica mais fácil, para que com o decorrer das dicas já desenhe formas mais complexas.

4. Miniaturas: Escolhas desenhos que deseje minimizar. Pode ser desenhos de formas geométricas, de figurinhas, de capas de livros, cadernos, enfim, o que quiser. Olhe bem pata o desenho e tente minimiza-lo em um papel, utilizando desta vez que você entende por luz e sombra que são efeitos básicos para produzir o efeito de volume do objeto e que aparecem no desenho escolhido e que você irá transpassar para o papel. Repita o exercício até se sentir satisfeito com o resultado.

5. Desenho: Já terminada a miniatura escolha outro desenho e copie-o. Lembre-se que quanto mais copiar desenhos mais desenvolverá as técnicas e percepções de como desenhar bem.

6. Luz e sombra: Não dá para ver um objeto sem ver nele as características de luz e sombra. Determine uma fonte de luz para iluminar seu desenho, ou seja, escolha um ponto, um lado do desenho onde imaginariamente estará recendo luz, automaticamente o lado inverso se torna o lado da sombra. Já escolhido os lados onde receberão sombra, escureça-os em estilo textura com o lápis.

7. Cor- Agora que já passou as 6 etapas acima você irá preencher seu desenho com cor. Boa sorte!