Como Aprender a Desenhar

Como Aprender a DesenharAprender a desenhar como um artista é muito mais fácil do que você imagina. Qualquer desenho pode ser desmembrado em partes menores. Seguindo as partes menores uma a uma, você se surpreenderá como é rápido fazer diversos desenhos, de animais e plantas, prédios, carros, trens e muito mais! Só é preciso bastante criatividade.  Até começar a fazer suas próprias criações, você terá que passar por um período de conhecimento das linhas e formas para elaboração de um desenho. Nesse artigo estão as instruções para quem está só começando.

1. Separe o material. Você irá precisar de alguns materiais básicos de desenho, como um lápis, um apontador, uma borracha, uma caneta de ponta porosa e papel.

2. Pegue um desenho como base. Como é um iniciante, você precisará começar copiando um desenho, para ter como base ir “pegando o jeito”. Desenhe a figura completa em uma folha de papel, mesmo que parte dela não seja utilizada no desenho final. Opte por desenhos com formas mais simples o que ajuda muito na hora de definir as proporções das dimensões do desenho.

3. Começa a dar forma ao seu desenho. Depois de copiar o desenho, use uma caneta de ponta porosa para cobrir as linhas de lápis. Trace somente as linhas que você deseja manter no desenho. Deixe a tinta secar e então, apague as linhas de lápis que sobrarem. Acerte os detalhes e depois vá para a próxima etapa.

4.Dê cor ao desenho. Use a primeira ilustração de cada artigo como guia. Sinta-se à vontade para usar giz de cer, lápis de cor ou canetas hidrográficas.  Comece adicionando a cor principal e, levemente, vá adicionando cores mais escuras nas áreas de sombras ou menos iluminadas, geralmente abaixo ou atrás das figuras. o que chamamos de sombreamento. Após finalizar o sombreamento, adicione cores mais claras onde há mais luz, geralmente nas partes de cima das figuras. Sombreamento e realçamento tornam o desenho mais realista.

Quando tiver adicionado todas as cores e estiver satisfeito com seu desenho, ele estará pronto. É isso aí!