Como Amansar Trinca Ferro

Como Amansar Trinca FerroO trinca-ferro ou tempera-viola (Saltator similis) é um pássaro passeriforme da linhagem Traupídea, que dar-se no Brasil e países limítrofes, descoloração geral olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdome cinzento-oliváceo, lavado de ocre no meio. Sua alimentação baseia-se em frutas silvestres e vários tipos de insetos, podendo alimentar-se também de pequenos vertebrados, inclusive se alimentando nos ninhos de outras aves para alimentar-se de ovos e filhotes. É uma ave muito territorialista, onde o macho dominante, através de sua canção extremamente alta, tenta manter longe os outros machos que tentam entrar em seu território.

O macho e a fêmea são parecidos, tendo o canto o fator que os distingue. Em alguns casos a fêmea pode desenvolver uma espécie de canto similar com o do macho, mas não tão alto, sendo facilmente distinguível. Não se sabe ainda o motivo pelo quais algumas fêmeas desenvolvem este canto. Tal fenômeno foi observado em aves mais velhas.

É um pássaro muito valorizado por criadores e é alvo constante de contrabandistas de animais silvestres.

Sua permanência em cativeiro exige autorização especifica do IBAMA, uma vez que este pássaro faz parte da fauna brasileira. Recomenda-se, para aqueles interessados em criar esta ave, a compra de espécimes provenientes de criadouros certificados e anilhados, a fim de evitar o contrabando de aves.

1.Coloque o trinca ferro em uma gaiola de tamanho padrão e bem limpa, com água bem limpa para o consumo do pássaro e água separada para o banho.

2. Todos os dias pela manha colocar o pássaro para tomar banho de sol por pelo menos de 20 minutos a meia hora, mas procure ficar sempre próximo à gaiola, assim o pássaro começa a se acostumar com a presença de pessoas.

3. Na alimentação do pássaro dar frutas e ração balanceada conforme o fabricante.

4. Deixe sempre a gaiola com o pássaro em locais com movimento de pessoas, com o tempo ele vai fica  mais manso e menos arisco. Tenha paciência, pois só com o tempo vai ver os resultados.

5. Coloque um CD com o canto de trinca-ferro para que seu pássaro escute e comesse a imitar a melodia do outro pássaro. Faça isso todos os dias e assim logo terá um bom pássaro para escutar seu canto.

Lembre-se que caçar aprisionar animais silvestres é crime, só compre pássaros de criadores registrados pelo IBAMA para evitar problemas no futuro. Os animas de criadores registrados vem com uma anilha em sua patinha com um número de identificação, cujo numero esta cadastrado no IBAMA, assim você terá um animal dentro da legalidade podendo leva-lo em qualquer lugar sem ter problemas com a lei.

Como Amansar Trinca Ferro