Como Aliviar os Sintomas do Resfriado

Como Aliviar os Sintomas do Resfriado Enquanto os médicos ainda não têm uma cura para o resfriado comum, o farmacêutico tem medicamentos para ajudar a aliviar sintomas de resfriado. Os seguintes remédios irão oferecer alívio dos sintomas de resfriado e gripe.

Dores de cabeça e corpo

Ibuprofeno, paracetamol e aspirina aliviam a dor nocorpo, incluindo dor de cabeça, febre, dor de ouvido e dor de garganta. Não dê aspirina a crianças com sintomas de resfriado ou gripe, pois tem sido associada à Síndrome de Reyes, potencialmente fatal.

Congestão nasal

Descongestionantes leves contendo pseudoefedrina são eficazes na desobstrução de nariz entupido e aliviam sintomas de resfriado. No entanto, eles podem causar insônia e nervosismo em algumas pessoas, particularmente em crianças. Os sprays e gotas nasais, que contraem os vasos sanguíneos nas passagens nasais, também pode descongestionar o nariz.

Alguns destes produtos contêm descongestionantes e um pouco de água salgada. Não exceder a dose recomendada de descongestionantes nasais – o uso excessivo pode causar o efeito oposto aumentando o inchaço após o efeito do medicamento.

Um umidificador ou vaporizador também pode aliviar os sintomas de resfriado, reduzindo o congestionamento nasal. Sprays e descongestionante nasais também são eficazes no alívio de  dor de ouvido, quando ela é causada por congestão nasal bloqueando as trompas de Eustáquio. Uma almofada de aquecimento, a uma temperatura baixa e mantida contra a orelha também ajuda a reduzir a dor.

Espirros, coriza, dor de garganta

Medicamentos anti-histamínicos aliviam os sintomas de gripes e resfriados, reduzindo espirros e corrimento nasal, no entanto, eles também podem causar sonolência e ressecar as passagens nasais. Além de ibuprofeno, trate a dor de garganta com sprays e pastilhas que contenham fenol, que é um anestésico. Mantenha a umidade na garganta, bebendo bastante líquido e fazendo gargarejo com água salgada.

Tosse

Tosses causadas por gripes e resfriados são geralmente o resultado de secreções nasais que drenam na parte interna e fazem ‘cócegas’ na garganta. Os medicamentos que secam as passagens nasais, portanto, podem reduzir a tosse. Os anti-histamínicos e descongestionantes contendo difenidramina ou pseudoefedrina são geralmente recomendados. Para suprimir a tosse, usar antitússicos que contêm fosfato de codeína, ou sulfato de codeína.

Pomadas para esfregar no peito ou usar em vaporizadores, e que contenham cânfora ou mentol, também pode ser úteis para acalmar a tosse.

Gripe

Os sintomas da gripe e resfriado são semelhantes, embora os sintomas da gripe sejam mais graves e incluem febre, dores no corpo e fadiga. Você pode aliviar os sintomas da gripe e resfriado de forma eficaz com os medicamentos recomendados para resfriados. A amantadina, medicamento com prescrição, reduz a severidade dos sintomas da gripe, se tomado durante os primeiros dois dias do início da gripe. Os efeitos colaterais da amantadina pode causar nervosismo e insônia.

No caso de gripes e resfriados, pare de usar a medicação assim que os sintomas desapareçam. Alguns destes medicamentos não são recomendados para mulheres grávidas e lactantes, crianças e pessoas com doença cardíaca, diabetes e hipertensão. Leia sempre a bula antes de tomar qualquer remédio!