Como Ajudar uma Gata a dar a Luz

Como Ajudar uma Gata a dar a LuzSe você é responsável por uma gata que está prestes a dar a luz, é importante saber o que fazer quando ela entrar em trabalho de parto e começar a dar à luz a seus filhotes. É importante obter o material necessário, ter uma área esterilizada para ela e estar à disposição para ajudar, se necessário. Aqui está como você pode fazer a sua parte para tornar esse momento mais fácil para ela.

1. Aceite que, na maior parte, a sua gata não vai precisar de você, mas ela provavelmente irá ficar mais tranquila se você estiver por perto.

2. Leve sua gata grávida a um veterinário licenciado para fazer exames antes do parto, se você puder.

3. Faça um ninho. Normalmente, ela irá mostrar sinais dias antes do nascimento, é iminente e esta é a oportunidade perfeita para fazer um canto silencioso e escuro preparado para ela. Arrume uma grande caixa de papelão com laterais altas e encha com antigas toalhas macias, cobertores, jornais,  etc, basicamente qualquer coisa velha suave que você não precisa mais e não se importe de ficar sujo. Ele não deve ter quaisquer odores fortes, já que a mãe e os gatinhos reconhecem um ao outro pelo cheiro. A lavanderia ou um banheiro são ótimos lugares para incentivá-la a ficar, apenas garanta que nenhum filhos ou cães fiquem correndo por este local a qualquer momento. A mãe deve se sentir segura e relaxada em sua área. Ela deve ter acesso fácil a água, um pouco de comida e caixa de areia (que deve ser colocada a cerca de dois metros de distância, colocando-o muito perto pode aumentar a chance de doenças).

4. Prepare a gata. Se você tem uma gata de pelo longo, você pode querer considerar cortar o cabelo de toda a região vulvar com antecedência (alguns dias ou uma semana antes do nascimento). Algumas pessoas também aconselham cortar cabelos longos perto dos mamilos para ajudar os gatinhos na alimentação.

5. Conheça os sinais que são susceptíveis quando sua gata está entrando em trabalho de parto. Isso é geralmente conhecido como Fase 1, e vai durar entre 12 e 24 horas: Ela torna-se apática e inquieta, procurando um lugar para se esconder (mostrar-lhe o ninho);  Ela vai ronronar e chorar alto; Sua temperatura geralmente vai cair um ponto ou dois do normal de 38.9 graus C.; Ela provavelmente vai deixar de comer; Ela pode vomitar;

6. Mantenha a calma. Uma vez que a mãe entra em sua caixa de assentamento e o trabalho começa, a melhor coisa que você pode fazer é manter a calma e estar preparado. Se houver quaisquer perturbações ou animais ao redor, ou se ela é movida para um lugar estranho, ela vai atrasar o trabalho. Caso contrário, o processo de nascimento está prestes a ocorrer, conhecida como Fase 2: A ficha de placenta será expelida algumas horas antes do parto. Esta região protegida uterina de infecção durante a gravidez. O colo do útero começa a relaxar e a gata começa as contrações uterinas. Há um acúmulo de contrações como o primeiro gatinho entra no canal de parto. As contrações devem ser de intervalos de 3 minutos e a mãe ficará, provavelmente, em uma posição agachada. Ela pode gritar e ofegar. O líquido amniótico (bolha de água) vem primeiro, seguido pelo gatinho (seja de cabeça ou patas traseiras em primeiro lugar). Uma vez que a 2ª fase do trabalho começar, vai durar cerca de 30 minutos a uma hora e, em seguida, o primeiro gatinho deve nascer. Cada gatinho subsequente será de cerca de meia hora de distância, às vezes até uma hora.

7. Certifique-se de que a mãe remove o saco amniótico de cada gatinho. Esta membrana geralmente é removida pela mãe através de lamber. O gatinho deve estar respirando e se movendo dentro de segundos. Se ela não ajudar o gatinho rapidamente, rompa a membrana com as mãos (com luvas) em torno do rosto para garantir que o gatinho possa respirar. Limpe a face com um pano de gaze.

8. Verifique a placenta. Há uma placenta por gatinho e ela deve ser expulsa após o nascimento de cada gatinho. Observe cada placenta porque a placenta que for deixada dentro de uma mãe causará infecção e provavelmente resultará na morte da mãe, a menos que você procure um médico. Não tente puxar uma placenta por si mesmo, se você puxar o cordão umbilical pode fazer com que o útero se rasgue, e a gata pode morrer. Note que a gata normalmente come a placenta. Ele é cheia de hormônios e nutrientes que precisam ser devolvidos ao seu corpo por isso não interfira nesse processo, só verifique que ela não tente comer o gatinho por falta de experiência.

9. Certifique-se de que os gatinhos mamem o mais cedo possível. O primeiro leite contém colostro valioso com anticorpos para os gatinhos. Esteja ciente de que os gatinhos são cegos e surdos, quando eles nascem, então eles vão ser buscar os mamilos da mãe pelo cheiro e toque. Às vezes, eles fazem isso imediatamente, e às vezes esperam vários minutos, enquanto eles se recuperam do nascimento.

10. Registre cada nascimento. Registre o momento do nascimento, o sexo e o peso (balanças de cozinha).