Como Afinar um Violão

Como Afinar um ViolãoNão aguenta mais escutar barulhos irregulares enquanto está tocando o seu violão? Está sentindo que ele está desafinado, mas, tem medo de mexer nas cordas e piorar ainda mais a situação? Fique calmo que aqui você encontrará dicas para deixar o seu violão com a entonação perfeita para que seja possível executar uma boa melodia. Mesmo que esteja começando a tocar, você conseguirá entender perfeitamente as informações que serão passadas.

1. Cuidado para não arrebentar as cordas. Isso é um erro que muitos iniciantes cometem. Portanto tome cuidado ao afinar o seu instrumento, pois como as cordas não são muito resistentes elas podem se arrebentar a qualquer momento. Não faça isso desesperado, escolha um momento que você esteja calmo e paciente para afinar o seu violão, pois isso poderá levar algum tempo.

2. Compre um afinador eletrônico. Existem muitos modelos que facilitaram a sua vida, caso você não seja muito bom de ouvido e precisa de um recurso eletrônico para deixar o som do seu instrumento ainda melhor. Há vários modelos, uns mais caros, mas, é claro que existem os mais baratos, que são muito bons.

3. Estique as cordas convenientemente. A sexta corda não deve ficar nem apertada, nem larga demais, por isso tome cuidado e escute o som que você desejar ter. Corda mais folgada som mais baixo, corda mais apertada som mais alto. Simples.

4. Arrume o som das outras cordas. A quinta corda deve ter o mesmo som da sexta corda tocada na quinta casa. Já a quarta corda deve ter o mesmo som da quinta corda tocada na quinta casa. A terceira corda deve ter o mesmo som da quarta corda tocada na quinta casa. A segunda corda deve ter o mesmo som que a terceira nota tocada na quarta casa, já a última corda deve estar ao som da segunda corda tocada na quinta casa.

Perceba que afinar o violão é um tanto quanto trabalhoso e precisa de bastante atenção. Por isso, como foi dito, esteja o máximo concentrado ou prefira afinar com um afinador eletrônico. Além de ser bem mais simples, não é necessário ter o ouvido tão aguçado para a música. Se você for iniciante, prefira o afinador elétrico, pois ele te ajudará a pegar bastante prática com afinação no seu instrumento.

Se você for mais experiente, não terá dificuldades em afinar o seu violão, pois conhecerá melhor o som das cordas e distinguirá quando ele estiver bem afinado ou desafinado. Com prática, a afinação do violão fica bem mais fácil e rápido.