Como Afinar a Voz

Como Afinar a VozUm dos dons mais bonitos que uma pessoa pode ter é saber cantar. Ouvir uma bela voz é muito agradável. Quem canta sabe que manter a voz sempre limpa e audível aos ouvidos é bem difícil. Evitar tomar gelado, não gritar, falar sempre em uma entonação normal. Enfim, existem muito cuidados que tem que serem feitos para sua voz ficar boa. E para afiná-la existem algumas dicas e exercícios que precisam ser feitos. Afinar a sua voz antes de cantar é muito bom, pois ela ficará ainda mais agradável aos ouvidos.

1. Observe a sua postura corporal. Isso é muito importante. Perceba se os seus ombros estão relaxados, joelhos flexionados e divida o peso do seus corpo entre os dois pés. O equilíbrio fará com que sua voz saia melhor. Lembre-s de alinhar o seu pescoço também. Mantenha-o reto e alinhado com o corpo.

2. Livre-se da pressão corporal. Um erro que muitos cantores cometem é ficar tensos antes de uma apresentação. Por isso, tente relaxar o máximo, pois se você estiver apresentando uma tensão muito grande, terá dificuldades na fala e poderá gaguejar.

3. Respire melhor para uma voz mais bonita. A respiração está ligada diretamente com a sua voz. Portanto lembre-se sempre de respirar pelo nariz e soltar pela boca. Faça esse exercício repetidamente para você se acostumar.

4. Afine sua voz com acompanhamento de um instrumento. Quando você for começar a afinar a sua voz, tenha sempre um instrumento como som de fundo. Isso auxiliará bastante na afinação.

5. Cante em tons baixos e tons altos. Para que você perceba se sua voz esta totalmente afinada, cante primeiramente os tons baixos depois vá subindo levemente para os altos. Cante todas as notas nos dois tons.

6. Exercícios e massagens. Depois de cantarolar as notas musicais, massageie bem o seu pescoço com a ponta dos dedos. Fala movimentos vibratórios com a língua e com os lábios e por fim, fala gargarejo. Agora sua voz estará totalmente afinada e você poderá sair cantando por aí e fazer belíssimas apresentações.