Como Adestrar um Labrador

Como Adestrar um LabradorLabradores são cães muito amigáveis e carinhosos. Treinar um cão dessa raça é uma experiência muito recompensadora e essencial, tanto para o dono como para o cão. A inteligência e vontade de agradar naturais de um Labrador fazem dele uma raça com capacidades de aprendizagem muito elevadas. São estudantes dotados e com vontade. Se forem treinados desde pequenos, atingem patamares elevados de obediência.

É importante dar início a este treino o mais cedo possível, embora nunca seja tarde de mais. Adestrando seu labrador, em pouco tempo você já verá os resultados. A seguir estão algumas dicas para você ter sucesso no processo de educação de seu cachorro.

1. Os labradores reagem melhor ao positivismo, nao use da violência. Por isso, não é indicado gritar com eles.

2. O sistema de tarefa- recompensa é bastante funcional. Sempre que realizarem uma tarefa dada por você corretamente, dê ao seu cão um biscoitinho como recompensa.

3. Seja claro e objetivo ao dar ordens e impor regras. Labradores são cães inteligentes, basta falar 1 ou 2 vezes e eles já assimilam a ordem. Use palavras como “NÃO!”, “Aqui”, “Isso”, “Muito bem!”, “Senta”, “De pé”, entre outras, para que ele associe as palavras aos comandos, acelerando ainda mais seu processo de aprendizagem.

4. Procure ambientalizá-lo com todos os tipos de pessoas e situações. Assim ele será um cachorro sociável, que não estranha nenhuma visita ou que possa ficar irritar em ocasiões em a casa está cheia. Ajude-o a sentir-se confortável com todas as pessoas e animais ao seu redor.

5. Todos os comandos de obediência básico como sentar, deitar, ficar, serão aprendidos entusiasticamente e com muita facilidade.

6. Os labradores devem ser educados a andar na rua tranquilamente e com uma trela comprida.