Como Abrir uma ONG

Como Abrir uma ONGUma ONG é muito mais do que um grupo de pessoas reunidas em prol de um objetivo em comum. Uma ONG íntegra, honesta e disposta é capaz de transformar vidas e mudar realidades. O número de pessoas interessadas em movimentações sociais têm crescido nos últimos anos. São pessoas engajadas e solidárias que sacrificam seu tempo livre para beneficiar o próximo, sem esperar recompensas financeiras em troca. Aprenda aqui como montar uma ONG.

1. Atuação. O primeiro passo do planejamento será definir a causa e a área de atuação da sua ONG.

2. Voluntários. Reúna pessoas com o objetivos em comum para trabalhar na ONG. Podem ser voluntários ou funcionários.

3. Reunião. Ou Assembléia constitutiva, para definir o cargo ocupado por cada um.

4. Estatuto. Feita pelo presidente e demais membros da ONG, o estatuto deverá ser debatido na assembléia.

5. Documentos. É necessário o número do CPF e RG de todos os componentes da ONG, esses documentos deverão ser arquivados juntamente com o estatuto e lista de presença da assembléia.

6. Registro. Depois dos primeiros passos, o presidente da ONG deverá dirigir-se à um cartório para registrar os membros, com informações como nome completo, RG, CPF, endereço e telefone.

7. Advogado. Será necessário um advogado para reconhecer e revisar o estatuto feito pelos membros da ONG.

8. Sede. A ONG deverá ter sua própria sede, com endereço próprio, não podendo ser a casa de alguém.

9. Contador. É necessário um contador, que seja oficialmente contratado, para se encarregar do Registro de Pessoa Jurídica, além da criação de um CNPJ e uma Declaração da Isenção de Imposto de Renda. Assim, a ONG existirá legalmente.

10. Isenção de contas. De caráter social e sem fins lucrativos, a ONG poderá solicitar o parecer do Juiz ou Juíza do município para emissão da autorização de liberação de despesas e custos, referentes às taxas cobradas.