Como Abrir uma Franquia

Como Abrir uma FranquiaMuitas pessoas têm o sonho de abrir o próprio negócio, mas por medo, acabam não fazendo. Para isso existem as franquias, que dificilmente dão errado, uma vez que sua fórmula já foi testada e aprovada em diversas locais, cidades e em alguns casos, países. Franquia é reproduzir exatamente os serviços de uma marca, usando o seu nome. Aprenda aqui como abrir uma franquia e conquiste sua independência financeira!

1. Escolha a marca. Setor alimentício, vestuário e até cosméticos. Você deverá escolher o setor em que deseja trabalhar. É importante, antes de visar lucro, você gostar e ter prazer em trabalhar com a área escolhida. Infelizmente, não é só escolher, você passará por um processo seletivo da marca.

2. Processo seletivo. É nele que as empresas testarão sua compatibilidade com a marca, além de recursos disponíveis. Não se preocupe com a questão financeira agora, já que empréstimos na Caixa são comuns para esse fim. É necessário o candidato não ter nome sujo. Nessa fase é importante adquirir informações sobre a estrutura para os franqueados, programas de treinamento, histórico da marca, valor da taxa de franquia, além da capital de giro (valor usado para manter a empresa funcionando mensalmente) e claro, a média de lucro mensal.

3. Estudo. É extremamente importante o franqueado estudar o funcionamento da rede e seguir à risca as recomendações dadas por um supervisor. Normalmente, as empresas orientam desde a instalação da unidade até o treinamento da equipe.

4. Dinheiro. As franquias geralmente têm valor elevado para abertura, porém não se desespere, os lucros podem chegar até R$100 mil mensais. É necessário ter um dinheiro inicial, para a abertura da loja e e pagamento de taxas (franquia e instalação). Para esse fim, você poderá contar com a ajuda de programas bancários especificamente para isso. A “Caixa Franquias” é um programa da Caixa que faz empréstimos a juros reduzidos. Cada franquia tem suas próprias regras: Algumas aceitam porcentagem diferenciadas ou financiamentos.

5. Advogado. Antes de fechar contrato, é necessário levá-lo à um advogado para revisá-lo além da conferência – se está tudo dentro da lei. O advogado também explicará as cláusulas de difícil entendimento.

Papéis assinados e franquia feita. Agora é hora do trabalho. Boa sorte e bons lucros!