Como Abrir uma Firma

Como Abrir uma FirmaTer um negócio próprio de sucesso é o sonho de muitas pessoas no mundo. Desde pequenas lojas como mercearias, armazéns, farmácias, até à grandes empresas e redes nacionais do terceiro setor,  todos sabemos que para abrir uma firma, no Brasil, é complicado, não só a burocracia e a é maçante, mas também pelas taxas e impostos cobrados sobre a empresa. Mas se o seu negócio fizer sucesso, tudo isso será apenas um detalhe.

  1. Defina o serviço a ser prestado. Para abrir firma, você precisa primeiramente definir qual o serviço que será prestado, isso, claro, depende de suas habilidades e formação.
  2. Escolha um nome criativo, simples e bonito. Isso vai fazer com que as pessoas lembrem sempre da sua marca.
  3.   Deixe preparado o slogan e o logotipo, isso ajudará na divulgação da sua empresa.
  4. Tenha um imóvel. Tenha uma sala, um prédio, ou um terreno, para seu negócio.
  5. Registre sua firma. Para registrar sua firma você vai precisar de:
  • Uma fotocópia do IPTU do imóvel onde está localizada sua empresa;
  • Fotocópia dos documentos dos sócios (quando há) e fotocópia autenticada do endereço deles;
  • O contrato de locação com registro em cartório, ou uma declaração do proprietário do imóvel;
  • O contrato Social;
  • Se registrar na Junta Comercial para conseguir o NIRE.

6. Adquira um CNPJ. Para abrir sua firma você vai ter que registrar sua empresa na Receita Federal, ou seja, adquirir um CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Para isso, após adquirir o NIRE na junta comercial, você terá que ter os seguintes documentos:

  • FCPJ – Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica, que poderá ser preenchida via PGD – download e transmitida exclusivamente pela Internet por meio do Programa Receitanet, ou preenchida diretamente no site da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) http://www.receita.fazenda.gov.br, por meio do Aplicativo de Coleta Web. A FCPJ deverá ser acompanhada do QSA (no caso de sociedades);
  • Quadro de Sócios e Administradores (QSA);
  • Ficha Especifica, de interesse do órgão convenente: e Documento Básico de Entrada do CNPJ (DBE) ou Protocolo de transmissão, conforme modelos constantes dos Anexos I E II da IN RFB nº 1.183, de 19 de agosto de 2011.

7. Adquira um Alvará de Funcionamento do estabelecimento, para isso vá a prefeitura com o CNPJ e o contrato social.

8. Inscreva-se na Secretaria da Fazenda. E pronto, sua firma estárá aberta.