Como Abrir um Arquivo Zip

Como Abrir um Arquivo ZipUm arquivo .zip é uma pasta onde contem um ou mais arquivos que foram comprimidos para um único arquivo, visando reduzir seu tamanho em espaço, o que se dá o nome de arquivo zipado. Para acessar os arquivos que esta “pasta” contém, é necessário que se abra esse arquivo zipado utilizando um programa de compressão. Os sistemas operacionais como  o Windows, o OSX e o Linux possuem a compressão zip, porém você pode adquirir programas de terceiros para acessá-los, como o WinZip por exemplo. Estaremos nesse artigo lhes ensinando a como abrir uma pasta zipada utilizando esses dois métodos.

O primeiro método é utilizando o Programa Embutido de Compactação:

1. Dê um clique duplo no arquivo ZIP. No Windows XP, Mac OSX e Linux, ao clicar duas vezes no arquivo o programa abrirá uma nova janela. Ao abrir a nova janela você visualizará os conteúdos do arquivo e copiá-los para outra pasta. O OSX irá criar uma nova pasta próximo ao arquivo ZIP ao clicar duas vezes no mesmo, porém ele não o abrirá automaticamente.

2. Dê um clique com o botão direito em cima do arquivo Zip. No sistema Windows e Linux, ao clicar com o botão direito você pode optar por “Extrair aqui” e deixar os arquivos da pasta no local que ela está. Caso queira, você pode clicar em “Extrair arquivos em” e escolher um local onde desejar extrair os arquivos contidos na pasta ZIP.

O segundo método será utilizando outros programas:

1. Faça o download de um programa de compactação. Arquivos salvos em formato zip, em sua maioria podem ser abertos e descomprimidos por qualquer programa de compactação. Há diversos programas pagos e gratuitos de compactação. Alguns dos gratuitos mais famosos são:  7Zip, WinZip, PeaZip, TugZip, 7zX (Mac OSX)

2. Abra o arquivo zip utilizando o programa. Ao instalar o programa em seu PC, clique com o botão direito em cima do arquivo que deseja descomprimir e escolha a opção “Abrir com…”. localize o programa de compressão na lista de programas e o utilize para abrir o arquivo.

3. Assim que você abrir o arquivo ZIP, você poderá extrair o conteúdo a uma nova pasta ou copiar os arquivos para qualquer local de seu PC.

Dicas:

Há alguns arquivos no formato zip que necessitam de programas específicos para serem abertos e você não os conseguirá abrir utilizando o primeiro método, como por exemplo os que são comprimidos por arquivos WinZip.