Como Abrir Documentos PDF

Como Abrir Documentos PDFHistoricamente, houve uma necessidade de ser capaz de “passar” os documentos em torno da Internet e manter os formatos exatamente como os autores pretendiam. A Adobe desenvolveu no início de 1990 uma linguagem de formatação chamada PDF (formato portátil para documentos) que permitiu autores a fazer exatamente isso. É preciso que você tenha o software instalado para poder abrir documentos PDF. Este software pode ser encontrado na Internet.

A chave para o sucesso deste formato é que ele oferece ao receptor de um documento PDF a possibilidade de visualizar o documento sem problemas, uma vez que o receptor tenha o software leitor de PDF instalado em seu computador. Ao contrário do software leitor de PDF, software para criação de documentos PDF não é grátis.

Antes da criação do leitor de PDF, muitas pessoas enviavam documentos usando o formato Microsoft Word. Infelizmente, para poder abrir arquivos em formato Word o destinatário também teria que ter o Microsoft Word instalado em seu computador. Além disso, se a fonte exata não fosse usada, o computador do destinatário abria o documento usando uma fonte diferente, o que por muitas vezes bagunçava o layout do documento. Este ainda é um problema no envio de documentos Word.

A Microsoft tem um visualizador gratuito que você pode baixar que lhe permite visualizar, mas não alterar documentos do Word. Há um risco de segurança com o Word (e outros aplicativos do Office), devido ao fato de que eles podem ter macros incorporados. Essas macros são pequenos programas poderosos que podem fazer quase qualquer coisa no computador e têm sido a fonte de entrada de vírus em computadores. Então, se você pode optar, sempre envie arquivos PDF em vez de um documento Word, pois é mais seguro.

O software leitor de PDF Adobe tornou-se tal padrão, que muitos fabricantes de computadores o inclui em computadores novos. O formato PDF tornou-se o método de criação de manuais, documentos governamentais e documentos de instrução. Para incrementar o software ainda mais, a Adobe se vangloria de ter seu software PDF aperfeiçoado; agora é possível fazer entrada de dados, reproduzir áudio e vídeo, e permitir ligações a sites da Internet. Esta funcionalidade adicionada afetou o desempenho e tamanho. O que antes era uma borboleta ágil transformou-se em um bombardeiro B-57. Todos esses recursos adicionados fizeram do leitor de PDF Adobe um alvo principal para os piratas da Internet.

Antes suposto indestrutível, a Adobe agora tem que atualizar seu produto com bastante regularidade contra novos e viciosos ataques na sua segurança, os quais podem prejudicar imensamente os inocentes usuários de computadores. Por isso, quando a Adobe quiser atualizar o software PDF, deixe que sua vontade seja feita.

Há uma alternativa para ler arquivos PDF. Basta ir no site www.foxitsoftware.com e escolha o botão para baixar o leitor Foxit grátis. Além disso, há um “driver de impressora” gratuito chamado PrimoPDF que, quando instalado, funciona como uma outra impressora ao computador. Então, quando você imprime um documento do Word ou planilha do Excel, você pode escolher “PrimoPDP” e ele irá gerar um arquivo PDF em vez de enviar o documento para a impressora.