Como a Lagarta Vira Borboleta

Como a Lagarta Vira BorboletaUma das mais incríveis transformações da natureza é a metamorfose sofrida pela esquisita  lagarta em sua transformação em bela e delicada borboleta, mas como ela acontece realmente?

Neste artigo vamos explicar esta transformação, mas em primeiro ligar entenda o significado da palavra metamorfose.

Metamorfose – Meta = Além de/ Morf= Forma/ Ose= Sufixo que indica que algo está em processo, ou seja, a palavra significa “além da forma”, ela designa um processo em que algo vai além da sua forma inicial.

Como acontece o processo

Temos que começar entendendo o que é um ser vivo, todos nós somos provenientes de apenas uma célula chamada ovo.

O ovo é um óvulo posto pela fêmea e fertilizado pelo macho. Alguns ovos não tem nenhuma reserva como os dos insetos e por isso o ser que nasce dela já é capaz de procurar alimentos e se alimentar, os ovos das galinhas são o oposto disso, possuem uma quantidade grande de reserva da qual o filhote se alimenta, por isso o pintinho já nasce semelhante a um adulto.

Uma borboleta adulta bota um ovo e dele nasce uma pequena larva, essa larva se alimenta e se desenvolve até se tornar uma lagarta.

Após comer muito e crescer rapidamente, a lagarta fica imóvel e sem comer nada, neste período forma-se ao redor da lagarta uma espécie de ‘casulo’, a esta fase dá-se o nome de crisálida.

Ao sair da crisálida, a lagarta já é uma borboleta capaz de se reproduzir, isso quer dizer que ela tornou-se um inseto adulto que já não sofrerá nenhuma metamorfose.