Com Desentupir o Ouvido

Com Desentupir o OuvidoNosso ouvido pode ficar obstruído por vários motivos, como excesso de cera, resfriados ou apenas sujeiras. O fato é que o desconforto é enorme, podendo causar, em algumas situações, febre. Para você evitar que esse desconforto dure muito tempo, a seguir estão algumas dicas para você desentupir o ouvido em diferentes casos.

Se o ouvido está entupido por cera:

1. Você vai precisar de algodão, água oxigenada, seringa, conta-gotas, algodão e água morna.

2. Misture em uma vasilha três colheres de sopa de água oxigenada à três colheres de sopa de água morna, mexa bastante de modo à aglutinar bem ambos os líquidos.

3. Retire a mistura da vasilha com o auxílio da seringa ou do conta-gotas.

4. Deite-se de lado e peça para alguém pingar a solução no ouvido afetado, não precisa encher por inteiro o canal auricular, normalmente uma pequena quantidade já basta.

5. Permaneça imóvel na mesma posição por dez minutos, tempo necessário para a solução agir. Você poderá escutar um barulho efervescente e ter a sensação de formigamento no ouvido, é a água oxigenada removendo a sujeira sólida do seu ouvido.

6. Depois dos dez minutos, coloque a bola de algodão no ouvido tratado e vire-se para o lado oposto de modo que o ouvido, anteriormente na a posição mais alta em relação à cabeça, vire-se para baixo. Assim a ação da gravidade ajudara na remoção da sujeira dissolvida na solução.

7. Troque as bolas de algodão quantas vezes forem necessárias.

8. Termine limpando o ouvido delicadamente com cotonete.

Para ouvido entupido por resfriado

1. Utilize descongestionantes nasais, pois estes, normalmente, também possuem ação sobre o ouvido.

2. Abra completamente a boca e mova a mandíbula de um lado para o outro, esticando o pescoço para cima o máximo que puder. Isso ajudará na abertura do canal auricular, aliviando a congestão.

Em viagens, o ouvido pode entupir devido a descida ou subida da serra. Neste caso, você deve:

1. Bocejar. Esta é uma das maneiras mais comuns para aliviar a pressão e desobstruir seus ouvidos. Ao bocejar a passagem de ar pelo ouvido médio faz com que a obstrução provocada seja aliviada. Outro benefício do bocejo é puxar o lóbulo da orelha para baixo permitindo uma maior “abertura” da mesma.

2.Aperte o nariz com o dedo e force o ar suavemente contra as narinas. Isso permitirá a abertura dos ouvidos.

3. Se o ouvido continuar entupido por mais tempo, seguido de dores, procure um médico.