A Islândia Só Tem 137 Prisioneiros Em Todas Suas Prisões

A Islândia é um país situado no Oceano Atlântico Norte. Lá você encontra quilômetros e mais quilômetros de rocha vulcânica preta, com partes cobertas por musgo verde brilhante. Nesta ilha, você vai encontrar a maior geleira da Europa, uma infinidade de fontes termais, vulcões e outros cenários espetaculares. Apesar do nome, a Islândia não é particularmente fria. Aquecido pela Corrente do Golfo e os ventos de sudoeste, as áreas costeiras da Islândia são temperadas durante todo o ano. Na verdade, a cidade capital de Reykjavik é tipicamente mais quente que Nova York no inverno. O país contém em média 320 mil habitantes, e eles vivem muito bem, gozando de um elevado padrão de vida (5º maior do mundo). A população é muito bem educada, com uma taxa de alfabetização de 100%, e quase todo mundo fala Inglês, além da língua nacional, islandês. A Islândia tem o maior número per capita de artistas e escritores do mundo.
A taxa de criminalidade é extraordinariamente baixa na Islândia. Os 700 policiais do país não carregam armas, e muitos deles têm outros ofícios além da aplicação da lei (por exemplo, alguns são motoristas de ambulância). Existe um grupo pequeno dentro da força policial, uma tropa de elite chamada Esquadrão Viking, que é o único que carrega armas de fogo, e estes só são chamados em incidentes em que o criminoso está armado, o que é muito raro. Até hoje não há registros que eles tenham atirado contra uma pessoa.

A Islândia tem apenas 137 presos, e apenas 4 deles são mulheres.

O país possui apenas 6 prisões divididas por categorias de sentenças:

Hegningarhúsid

Localizada em Reykjavík, é de segurança média e usada para breve detenção, curtas fases e para novos presos à espera de transferência.

Litla-Hraun

Localizada em Eyrabakki é de segurança alta e usada para prisioneiros com sentenças longas, especialmente aqueles com histórico de violência.

Kvíabryggja

Localizada em Grundarfjörður, é usada para os presos com sentença remanescente igual ou inferior a dois anos. Os presos trabalham ou recebem educação em sua maior parte.

Akureyri

Localizada no município de mesmo nome é de baixa segurança e usada para os presos com sentença de 1 ano ou menos. Os presos trabalham ou recebem educação em sua maior parte.

Fangelsið Kópavogsbraut 17

Localizada no município de Kópavogur, é de segurança média. Todas as prisioneiras femininas cumprem a pena em Kópavogur. Seria essencialmente uma prisão feminina, mas devido à população carcerária feminina baixa, também são aceitos os presos do sexo masculino com sentenças curtas e sem histórico de violência.

Bitran

Localizada em Selfoss, lá os prisioneiros trabalham e recebem cursos e palestras.