5 Panquecas ao Redor do Mundo

Panqueca é um tipo de massa frita em pouco óleo sobre uma chapa ou frigideira quente, feita basicamente com ovos, farinha e leite. Existem muitas variações de panquecas, algumas contendo fermento ou outros ingredientes.

A versão norte americana leva geralmente mel ou xarope como molho, acrescentando um sabor especial doce às panquecas, ou American Pancakes, como são chamadas nos Estados Unidos.

Na maioria dos países das Américas do Sul e Central as panquecas são um prato totalmente diferente das panquecas norte-americanas. Elas são salgadas e, embora também levem ovo como ingrediente principal, são enroladas e servidas com recheio de carne, atum ou frango. Outra diferença é que vão à mesa no almoço, e não no café-da-manhã ou lanche.

A verdade é que cada país tem a sua panqueca. Doce ou salgada, achatada de várias espessuras, recheios e coberturas. Depois disso tudo chegam ao nosso prato para cumprir seu propósito de vida: Deliciar-nos com seu irresistível sabor.

Abaixo, cinco receitas de panquecas no mundo:

1. Panquecas dos EUA e Canadá: Buttermilk Pancakes

Estas panquecas clássicas são muitas vezes comidas no café da manhã com manteiga e xarope. A massa é grossa e macia em sua textura, e muitas vezes levam fermento em pó, misturado na massa com ovos, manteiga, açúcar e farinha. O fermento permite as panquecas cresçam e fiquem bem fofinhas.

2. Panquecas francesas (Crepes)

Geralmente as panquecas francesas são grandes e bem finas, são cozidas em ambos os lados, e em seguida, dobrada sobre recheios doces como chocolate e frutas, ou queijos salgados e legumes salteados. A massa é simples, feita com farinha, açúcar, ovos e leite.

3. Panquecas Japonesas: Okonomiyaki

Okonomiyaki, panquecas salgadas, vem da palavra “okonomi” que significa “O que você quer” e “Yaki” que significa “grelhado”. Ele é feito com farinha, ovo, repolho e uma escolha de ingredientes que quiser.

4. Panquecas da Finlândia: Pannukakku

Assado em um retângulo ou uma forma circular perfeita. Depois, você pode cortá-la em fatias e cobrir com açúcar em pó, creme, frutas e outros doces.

Panquecas Brasileiras

Uma massa também original, feita com farinha de trigo, leite e ovos. Ela é geralmente comida com recheios salgados e servidas nas refeições principais, como almoço ou jantar.